Rivais: Greve dos atores tira filme de Zendaya do Festival de Veneza

O drama esportivo “Rivais” (Challengers), dirigido pelo italiano Luca Guadagnino (“Me Chame pelo Seu Nome”), não vai mais abrir o Festival de Veneza. O longa estrelado por Zendaya (“Duna”) foi adiado para […]

Divulgação/MGM

O drama esportivo “Rivais” (Challengers), dirigido pelo italiano Luca Guadagnino (“Me Chame pelo Seu Nome”), não vai mais abrir o Festival de Veneza. O longa estrelado por Zendaya (“Duna”) foi adiado para abril de 2024 devido à grade dos atores de Hollywood.

A produção da MGM e da Warner Bros. seria responsável pela abertura do festival italiano, consagrado como um dos principais eventos do cinema e palco de divulgação para grandes produções. Apesar de não concorrer na competição, “Rivais” faria sua estreia no primeiro dia do festival, que começa em 30 de agosto.

O longa traz Zendaya como Tashi Duncan, uma tenista prodígio que se tornou uma renomada treinadora, implacável dentro e fora das quadras. Ela é casada com o campeão Art (Mike Faist, de “West Side Story”), que lida com uma série de derrotas nos últimos anos. Enquanto busca uma redenção para o marido no esporte, uma reviravolta surpreendente acontece quando ele é desafiado pelo fracassado Patrick (Josh O’Conner, de “The Crown”), ex-melhor amigo de Tashi e que também já foi seu namorado.

A história complexa do trio é apresentada desde seus relacionamentos ainda jovens até o presente, onde todos precisam lidar com uma rivalidade histórica. Nos cinemas dos Estados Unidos, o longa recebeu uma classificação indicativa para maiores (R-Rated).

 
Impacto da greve e filme substituto

Com a greve dos atores decretada no dia 13 de julho, os astros de Hollywood não podem participar de qualquer atividade promocional. Diante da situação, as participações em eventos como festivais, premières e premiações estão sendo canceladas – enquanto as filmagens das novas produções são paralisadas.

Dessa forma, a MGM e a Warner Bros. tomaram a decisão de cancelar a estreia de “Rivais”, evitando realizar a divulgação do filme sem a participação do elenco. Em resposta a renúncia, o Festival de Veneza anunciou como substituto o italiano “Comandante”, longa dirigido por Edoardo De Angelis (“Maradona: Conquista de um Sonho”) sobre a 2ª Guerra Mundial.

O filme acompanha o comandante de um submarino italiano que, depois de salvar 26 belgas de um naufrágio, se vê forçado, pelo excesso de pessoal, a navegar pela superfície da água por três dias, fiando visível para as forças inimigas e colocando em perigo sua vida e a de seus homens.