Protagonista dos filmes do caso Richthofen revela estar desempregado desde setembro

O ator Leonardo Bittencourt, conhecido por interpretar Daniel Cravinhos nos filmes inspirados no caso Richthofen, expressou em uma publicação no Twitter a sua insatisfação com a falta de oportunidades no mercado audiovisual. […]

Instagram/Leonardo Bittencourt

O ator Leonardo Bittencourt, conhecido por interpretar Daniel Cravinhos nos filmes inspirados no caso Richthofen, expressou em uma publicação no Twitter a sua insatisfação com a falta de oportunidades no mercado audiovisual.

Numa sequência de posts, o ator de 29 anos confessou a sua dificuldade em conseguir novos projetos desde setembro do ano passado. “Não aguento mais ficar desempregado. Todo teste que chega tento o meu melhor, e mesmo com a galera elogiando, nunca rola. Desde setembro nessa, fica difícil não se questionar o que estou fazendo de errado”, escreveu.

Além disso, Bittencourt trouxe à tona a desigualdade existente no mercado artístico, onde muitos já estão inseridos desde a infância ou contam com o apoio da família. “A comparação é desleal porque geral da minha idade já está nessa profissão desde moleque ou há mais de 10 anos. Muitos com família para ajudar por perto”, argumentou. Em seguida, ele apagou os posts.

 
Forasteiro no mercado

Apesar de reconhecer seus privilégios enquanto homem branco e cisgênero, Bittencourt também apontou os desafios que enfrenta por não ser natural do Rio de Janeiro. Nascido em Manaus, ele se mudou para a capital fluminense aos 19 anos, em 2013, e tem se dedicado à carreira de ator desde então.

“Mais eu vim de Manaus, estou sozinho por aqui há 10 anos. Eu fiz da minha vida o meu trabalho e queria poder esquecer, sair por aí viajando e tal. Mas minha responsabilidade em pagar as contas me faz não tirar a cabeça da próxima oportunidade”, lamentou Leonardo.

 
Seguidores

Bittencourt também mencionou a pressão para tornar a sua vida pessoal uma extensão do seu trabalho, revelando que assessores de imprensa já sugeriram que ele expusesse detalhes íntimos de sua vida para atrair mais atenção. No entanto, ele se recusou a se beneficiar dessa exposição. “Já rolou papo em outros tempos de assessoria de imprensa sugerindo eu explorar minha vida pessoal, falando de quem estava beijando… E isso é uma parada que nunca me viram fazendo por aí”, acrescentou.

“Tamo mais do que nunca vivendo essa era dos números de seguidores definindo personagens melhores”, apontou. “Aí tu é obrigado a fazer da tua rede social uma extensão do teu trabalho. Expor até a último detalhe de vida pessoal pra engajar… e a parte de ator deixa quieto”.

Após o relato, ele recebeu mensagens de apoio dos seus seguidores. Um deles comentou: “A gente que vê de longe tem a ilusão de achar que, com um trabalho, vocês já ficam riquíssimos”, ao que Bittencourt respondeu: “O meio é cheio de vaidades e aparências. Quem demonstra fraqueza não está no topo”.

Leonardo Bittencourt estreou na televisão em 2018, interpretando Hugo em “Malhação: Vidas Brasileiras”. Em 2021, ganhou destaque por sua interpretação de Daniel Cravinhos nos filmes “A Menina que Matou os Pais” e “O Menino que Matou meus Pais”. Seu último papel foi em 2022, na série “No Mundo da Luna”, da HBO Max.