Phonk brasileiro conquista Ucrânia em meio à guerra

Em meio à tensão do conflito com a Rússia, a Ucrânia encontra alívio na música, mais especificamente na batida contagiante de uma artista brasileira. Bibi Babydoll, também conhecida como Bibi Fogosa, alcançou […]

Instagram/Bibi Babydoll

Em meio à tensão do conflito com a Rússia, a Ucrânia encontra alívio na música, mais especificamente na batida contagiante de uma artista brasileira. Bibi Babydoll, também conhecida como Bibi Fogosa, alcançou o topo das paradas musicais ucranianas com seu hit “Automotivo Bibi Fogosa”, que já acumula 10 milhões de reproduções no Spotify. A canção também lidera o ranking viral global da plataforma, superando artistas como a recém-falecida Sinéad O’Connor e a trilha sonora do filme “Barbie”.

 
Quem é Bibi Babydoll?

Bibi, cujo nome verdadeiro é Beatriz Alcade Santos, é uma jovem de 24 anos de Curitiba que descobriu sua paixão por performar ainda na adolescência. Inicialmente, ela criava maquiagens e looks, posava em cenários feitos por ela mesma e postava suas fotos online. Quando começou a frequentar festas, percebeu que queria mais do que apenas compartilhar suas criações na internet, decidindo investir em sua carreira como performer e, posteriormente, como artista musical. Seu primeiro grande sucesso veio com a música “Pirigótika”, lançada em 2021. No entanto, foi com “Automotivo Bibi Fogosa”, uma parceria com o DJ Brunin XM, que Bibi alcançou o estrelato internacional.

A faixa foi lançada no dia 19 de maio e se aproxima dos 10 milhões de plays no Spotify. O hit já ocupa o topo da parada de faixas virais do Spotify Global e o 2º lugar na versão brasileira da parada.

 
Viralização na Ucrânia

Um grupo de crianças e adolescentes ucranianos viralizou na semana passada com uma coreografia para a música, publicada no TikTok. No vídeo de 10 segundos, é possível ver que algumas delas tentam dublar a música em português e que elas têm ciência da tradução da letra proibidona, que repete no refrão: “Xoxot* tá pegando fogo/ É tesã* ou é amor?. No trecho “Você me dá muito calor”, elas fazem um gesto representativo com as mãos.

A faixa também já começa a se destacar em outros países da Europa, como Portugal.

 
O sucesso do Brazilian Phonk

“Automotivo Bibi Fogosa” é uma canção que mistura elementos do funk e da música eletrônica, um estilo conhecido como Brazilian Phonk. A batida contínua e dançante da música – que recicla teclados do rock “Can You Feel My Heart”, da banda Bring Me the Horizon – , combinada com letras explícitas, tem atraído ouvintes não apenas na Ucrânia, mas em todo o mundo.

“Eu sempre gostei muito de música europeia, de industrial, porque na Europa eles são mais receptivos à música eletrônica. Muita coisa que eu gosto saiu de lá. O ‘Automotivo’ é similar ao phonk, que está estourado na Europa e no TikTok, por ter um beat contínuo e dançante. Acho que vai ser tendência aqui, depois de já ter estourado lá. E o phonk ainda tem um toque brasileiro, do funk, que está estourando na gringa, principalmente depois que a Rihanna usou no Super Bowl”, explicou Bibi ao Splash.

 
O futuro de Bibi Babydoll

Com o sucesso de “Automotivo Bibi Fogosa”, Bibi agora planeja estruturar sua carreira e expandir ainda mais seu alcance. “Esse hit mudou minha vida, vai me dar um bom dinheiro e me trouxe pessoas interessadas no meu trabalho, que vão me ajudar. Agora vou começar a viver meu sonho de fato. Meu sonho não era estourar só uma música. Quando estourou, eu fiquei muito estressada, porque tinha de lidar com tudo sozinha. Agora vou poder ter uma equipe para crescer.”

Veja o clipe de “Automotivo Bibi Fogosa”.

@lilia_vilka #рекомендации #fyr #on ♬ som original – bruno playbp