Nova animação de Hayao Miyazaki vai abrir Festival de Toronto

O Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) anunciou que o mais recente filme do mestre da animação japonesa, Hayao Miyazaki, “The Boy and the Heron”, será o filme de abertura do […]

Divulgação/Studio Ghibli

O Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) anunciou que o mais recente filme do mestre da animação japonesa, Hayao Miyazaki, “The Boy and the Heron”, será o filme de abertura do evento. Esta é a primeira vez que um filme animado abrirá o festival, marcando um momento histórico para o TIFF.

Cameron Bailey, CEO do TIFF, expressou seu entusiasmo com a escolha, dizendo: “Já aclamado como uma obra-prima no Japão, o novo filme de Hayao Miyazaki começa como uma simples história de perda e amor e se eleva a uma obra impressionante de imaginação. Estou ansioso para que nosso público descubra seus mistérios por si mesmos, mas posso prometer uma experiência singular e transformadora.”

 
Lançamento diferenciado

O filme escrito e dirigido por Miyazaki – e produzido pelo Studio Ghibli – conta a história de um menino que encontra uma torre abandonada e entra em um mundo fantástico com uma garça cinza falante.

O Studio Ghibli fez a movimentação sem precedentes de lançar o longa de animação desenhado à mão – o primeiro filme de Miyazaki em 10 anos – no Japão sem qualquer promoção ou marketing, incluindo divulgação de trailers, com o objetivo de permitir que o público o descobrisse sem noções preconcebidas. O resultado foi uma abertura recordista no Japão.

 
Histórico de Miyazaki no festival

Vários filmes do Studio Ghibli já foram exibidos no TIFF, incluindo “A Tartaruga Vermelha” (2016), “O Conto da Princesa Kaguya” (2013), “Vidas ao Vento” (2013), “Da Colina Kokuriko” (2011), “A Viagem de Chihiro” (2001) e “Princesa Mononoke” (1997). O TIFF é um ponto de partida tradicional para filmes destinados à corrida do Oscar, e embora um filme animado possa parecer uma escolha incomum para abrir os festival, os filmes de Miyazaki são frequentemente fortes concorrentes na categoria de animação. O cineasta japonês, por sinal, já vendeu o Oscar da categoria em 2003, com “A Viagem de Chihiro”.

O Festival de Toronto acontecerá de 7 a 17 de setembro.