Melody tem nova música removida das plataformas digitais: “Nunca aprende”

A música “Barbie de Chapéu”, lançada na sexta (21/7) pela cantora Melody em parceria com Paula Guilherme, foi removida do YouTube e de outras plataformas digitais nesta terça-feira (25/7). A faixa, que […]

Instagram/Melody

A música “Barbie de Chapéu”, lançada na sexta (21/7) pela cantora Melody em parceria com Paula Guilherme, foi removida do YouTube e de outras plataformas digitais nesta terça-feira (25/7). A faixa, que havia se tornado viral e acumulado mais de 2,8 milhões de visualizações no YouTube, foi retirada devido a uma reivindicação de direitos autorais da Universal Music.

A canção utiliza a melodia de “Barbie Girl”, faixa lançada pelo grupo Aqua em 1997. A remoção ocorreu após a Universal Music reivindicar seus direitos autorais sobre a música original. Ao tentar acessar o clipe no YouTube, os usuários encontram um aviso informando que a parceria com a cantora sertaneja Paula Guilherme foi removida por conta dessa reivindicação.

A situação rendeu vários comentários nas redes sociais, porque Melody é reincidente em ter música censurada por problemas autorais. “Nunca aprende”, disse uma seguidora. “Toda música é essa pataquada”, reclamou outro. “Já é marca registrada da Melody ter clipe retirado do YouTube por direitos autorais”, zombou mais um. “Ela tem talento só que vive usando coisas sem permissão”, ponderou outro.

 
Histórico de problemas com direitos autorais

No ano passado, a cantora precisou fazer um acordo com os compositores de “Positions”, faixa da Ariana Grande, após usar a música como base de “Assalto Perigoso”. Ela também teve problemas com “Love Love”, mas a música voltou após uma negociação entre Naldo Benny, seu parceiro na gravação, e o americano Chris Brown.

 
Sucesso no TikTok

Antes da remoção, “Barbie de Chapéu” estava prestes a superar Dua Lipa no TikTok. A versão abrasileirada para o clássico da Barbie havia gerado 143 mil vídeos de coreografias em quatro dias, enquanto “Dance The Night” de Dua Lipa levou dois meses para conseguir 148 mil criações. A música de Melody se tornou trilha de dancinhas, desafios e conteúdos associados ao filme “Barbie”, que já levou mais de 5 milhões de espectadores aos cinemas no Brasil.

Até o momento, Melody ou sua equipe não se manifestaram sobre a remoção da música das plataformas digitais.

Veja abaixo um trecho do clipe removido.