Judi Dench está cega, mas não quer se aposentar

A aclamada atriz britânica Judi Dench, de 88 anos, revelou que sua visão se deteriorou a tal ponto que ela não consegue mais enxergar nos sets de filmagem. A atriz, que sofre […]

Instagram/Festival de San Sebastián

A aclamada atriz britânica Judi Dench, de 88 anos, revelou que sua visão se deteriorou a tal ponto que ela não consegue mais enxergar nos sets de filmagem. A atriz, que sofre de degeneração macular relacionada à idade (AMD), compartilhou no domingo (30/7) que, apesar das dificuldades, ela continua a buscar maneiras de trabalhar com sua condição.

Em entrevista ao Sunday Mirror, Dench explicou que, embora não consiga mais ver nos sets de filmagem ou ler os roteiros, ela simplesmente lida com a situação. “É difícil se eu tiver um papel maior. Mas tenho muitos amigos que me ensinam o roteiro e tenho uma memória fotográfica”, disse a atriz.

A atriz veterana, que já venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel como Elizabeth I no filme “Shakespeare Apaixonado” de 1998, revelou em 2012 que havia sido diagnosticada com AMD. Apesar dessas dificuldades, Dench disse que continua tentando trabalhar “o máximo que puder”, sem fazer planos para se aposentar.

 
Memória fotográfica e tatuagem

Dench também compartilhou que, por causa de sua condição, ela desenvolveu uma memória fotográfica impressionante. Ela disse que é capaz de recitar toda a peça “Noite de Reis”, de William Shakespeare.

A atriz conclui afirmando que tenta viver cada dia ao máximo. “Tenho um medo irracional do tédio”, disse ela. “É por isso que agora tenho essa tatuagem que diz carpe diem [aproveite o dia]. É por isso que devemos viver”.

Dench fez a tatuagem em 2016, aos 81 anos, como um presente de sua filha. “Esse é o meu lema: ‘Aproveite o dia.’ Finty (sua filha) me deu de presente no meu 81º aniversário. Ela é maravilhosa com surpresas”, disse Dench à revista Surrey Life na época.

 
Carreira contínua

Apesar de sua condição, Dench continua a atuar em filmes de destaque, como “Belfast” (2021), pelo qual recebeu uma indicação ao Oscar, “Allelujah” (2022), adaptação da peça de Alan Bennett, e o musical “Spirited: Um Conto Natalino” (2022), estrelado por Ryan Reynolds e Will Ferrell. Ela também é conhecida por seus papéis em oito filmes de James Bond e por sua carreira de sucesso no teatro, que lhe rendeu um Tony e oito prêmios Olivier.