John Wick sobreviveu ou não? Final original deixava claro que sim

As esperanças dos fãs de “John Wick” voltaram a ser alimentadas por uma nova entrevista do diretor Chad Stahelski. Após o final de “John Wick 4: Baba Yaga”, que apresentou a suposta […]

Divulgação/Lionsgate

As esperanças dos fãs de “John Wick” voltaram a ser alimentadas por uma nova entrevista do diretor Chad Stahelski. Após o final de “John Wick 4: Baba Yaga”, que apresentou a suposta morte do personagem-título, vivido por Keanu Reeves, Stahelski revelou à revista Empire que chegou a filmar um desfecho diferente, em que o protagonista podia ser visto bem de saúde após “morrer”.

“Tínhamos um final diferente. [O final do cinema] foi o final que Keanu e eu queríamos, mas filmamos um final diferente. Filmamos um final onde você realmente via John Wick no final do filme. Então, ficava muito claro que ele ainda estava vivo. Mas as plateias com as quais testamos preferiram o final ambíguo.”

 
Possibilidade de “John Wick 5”

O desfecho de “John Wick: Capítulo 4” fez muitos se perguntarem se Keanu Reeves retornaria para um quinto filme da franquia. Com a revelação do diretor, “John Wick 5” parece mais provável, já que Reeves e Stahelski flertaram com a possibilidade de manter o assassino vivo.

O produtor da franquia, Basil Iwanyk, referiu-se ao final de ‘John Wick: Capítulo 4’ como “um final ambíguo”, adicionando sobre a morte de Wick: “Vou deixar assim. Não temos essa resposta.”

O estúdio Lionsgate, por sua vez, chegou a confirmar a intenção de realizar uma nova sequência da franquia, após o sucesso estrondoso de “John Wick 4: Baba Yaga”. Durante uma teleconferência com o mercado, para apresentar os lucros do trimestre, o chefe da divisão de filmes do estúdio, Joe Drake, disse que “John Wick 5” estava em desenvolvimento.

Entretanto, nem Keanu Reeves nem Chad Staheslki confirmaram a produção.

Sobre a possibilidade, Reeves declarou à Entertainment Weekly: “Não sei, acho que vou ter que me inclinar para o ‘nunca diga nunca’. Quer dizer, eu não faria um filme ‘John Wick’ sem [o diretor] Chad Stahelski. Teríamos que ver como seria. Para mim, parece muito certo que John Wick encontre a paz.”

 
O futuro da franquia

Independentemente de um quinto filme vir à luz ou não, a franquia “John Wick” continuará em 2024 com o spin-off estrelado por Ana de Armas (“Blonde”), “Ballerina”, que apresenta o assassino de Reeves em um papel coadjuvante. A história se passa entre o terceiro e o quarto longa da franquia.

Além disso, também há a série “The Continental”, que vai revelar o passado do hotel que serve de ponto de encontro e refúgio para os assassinos da saga. A atração estrelada por Colin Woodell (“The Flight Attendant”), Mel Gibson (“Máquina Mortífera”) e Katie McGrath (“Supergirl”) estreia em 22 de setembro na plataforma americana Peacock e terá distribuição da Amazon Prime Video para o resto do mundo.