Irmãos Coen vão voltar a filmar juntos após cinco anos

Os irmãos cineastas Joel e Ethan Coen estão se reunindo novamente para um novo filme, após uma separação de cinco anos. Durante entrevista à revista Empire, Ethan confirmou que a lendária dupla […]

Divulgação/Berlinale

Os irmãos cineastas Joel e Ethan Coen estão se reunindo novamente para um novo filme, após uma separação de cinco anos. Durante entrevista à revista Empire, Ethan confirmou que a lendária dupla de cineastas vai se juntar num próximo projeto em desenvolvimento. “Estou trabalhando em algo com Joel agora”, disse ele, porém, sem entrar em detalhes.

Premiados com quatro Oscars pelos filmes “Fargo” (1996) e “Onde os Fracos Não tem Vez” (2007), os Irmãos Coen trabalharam juntos pela última vez no filme “A Balada de Buster Scruggs”, lançado em 2018. Posteriormente, seguiram caminhos separados. “Ethan simplesmente não queria mais fazer filmes”, disse Joel durante participação no podcast The Score.

Mais cedo neste ano, Ethan confirmou durante o Festival de Cannes que sua decisão de se afastar da produção de filmes com o irmão não foi dramática. “Você começa quando é criança e quer fazer um filme”, disse ele. “Tudo é entusiasmo e fervor, vamos fazer um filme. E o primeiro filme é muito divertido. E o segundo filme é muito divertido, quase tão divertido quanto o primeiro. E depois de 30 anos, não que não seja divertido, mas é mais um trabalho do que era. Mais uma rotina e menos diversão.”

 
Carreiras solo

Após a separação, Joel dirigiu rapidamente seu primeiro projeto solo, “A Tragédia de Macbeth” (2021), enquanto seu irmão fez uma breve pausa.

Mas Ethan voltou com energia redobrada, dirigindo o documentário “Jerry Lee Lewis: Trouble In Mind”, sobre o cantor Jerry Lee Lewis no ano passado, e está lançando a seguir “Drive-Away Dolls”, um filme que ele co-escreveu e co-dirigiu com sua esposa, Tricia Cooke. O longa acompanha Margaret Qualley (“Maid”) e Geraldine Viswanathan (“Miracle Workers”) como duas amigas lésbicas que são perseguidas por mafiosos durante uma road trip para a Flórida. A estreia está marcada para 22 de setembro nos EUA.

Ainda não há informações concretas sobre qual filme voltará a juntar os irmãos Coen. Mas têm uma série de projetos não realizados que poderiam ser revisitados. A lista inclui adaptações de vários livros, incluindo dois romances de mistério de Ross Macdonald, “The Zebra-Striped Hearse” e “Black Money”, um romance de detetive de Michael Chabon, “The Yiddish Policemen’s Union”, o thriller da 2ª Guerra Mundial de James Dickey “To the White Sea”, além de uma sequência de “Barton Fink” (1991), entre outro projetos.