Elon Musk limita uso do Twitter para usuários gratuitos

O magnata Elon Musk, proprietário da rede social Twitter, voltou a causar controvérsia entre os usuários da plataforma ao implementar um limite temporário na quantidade de tweets que os usuários podem visualizar […]

Divulgação/Wikimedia Commons

O magnata Elon Musk, proprietário da rede social Twitter, voltou a causar controvérsia entre os usuários da plataforma ao implementar um limite temporário na quantidade de tweets que os usuários podem visualizar por dia. A medida foi introduzida para “lidar com níveis extremos de extração de dados e manipulação do sistema”, segundo Musk.

Os usuários começaram a encontrar problemas para acessar o site neste sábado (1/7), com muitos recebendo mensagens de erro informando “Limite de taxa excedido” ou “Não é possível recuperar tweets”. Mais de 7 mil pessoas reportaram problemas com o uso do Twitter ao site Downdetector.

 
Novos limites de visualização

Musk anunciou em um tweet no sábado que contas verificadas podem visualizar cerca de 6.000 postagens por dia. Mas para contas não verificadas, o número cai drasticamente para 600 postagens por dia. Novos usuários não verificados enfrentam situação ainda pior: acesso a apenas 300 postagens por dia.

Em um segundo tweet, Musk divulgou que os limites de taxa logo aumentarão para 8.000 para usuários verificados, 800 para usuários não verificados e 400 para novos usuários não verificados.

Ele também fechou as portas para visitantes. Para ter acesso ao Twitter, os usuários precisarão logar em suas contas. Quem não tiver conta, não terá mais acesso à rede.

 
Reação dos Usuários

O bilionário, que também é dono da Tesla e SpaceX, descreveu a mudança como temporária. No entanto, muitos usuários do Twitter questionaram se isso poderia marcar o início do fim para a polêmica plataforma de mídia social.

Expressões como “Twitter Acabou” e “Fim do Twitter” passaram a liderar a lista de assuntos mais comentados da rede social. Muitos culpam Musk por estragar a rede social com as constantes mudanças que vem promovendo, desde que a comprou no fim do ano passado.

 
Justificativa de Musk

Musk justificou a medida, escrevendo: “Várias centenas de organizações (talvez mais) estavam coletando dados do Twitter de forma extremamente agressiva, a ponto de afetar a experiência real do usuário”. Ele acrescentou: “Estávamos tendo tantos dados roubados que isso degradava o serviço para usuários normais”.

Embora tenha anunciado em maio que Linda Yaccarino assumiria seu lugar como CEO da plataforma de mídia social, Musk continua à frente das questões tecnológicas do Twitter, como os recentes limites de utilização. Ele explicou que Yaccarino “se concentrará principalmente nas operações de negócios, enquanto eu me concentro no design do produto e na nova tecnologia”.