A atriz Daniela Escobar (“Apocalipse”) está no centro de uma polêmica após fazer declarações consideradas ofensivas sobre enfermeiras durante sua participação no podcast “Papagaio Falante”. A artista afirmou que as profissionais de enfermagem do Brasil e dos Estados Unidos se arrumam para “catar médicos” nos hospitais, o que gerou uma série de críticas.
Durante o podcast, Escobar relatou que presenciou a mesma cena em um hospital no Rio Grande do Sul e em Los Angeles. “As enfermeiras estavam de unhas compridas vermelhas, batom vermelho, ‘maquiadézimas’, cílios postiços, parecia que a mulher estava saindo da festa e indo trabalhar ou indo pra festa daqui a pouco”, disse. A atriz continuou, afirmando que as enfermeiras “vão lá pra catar médico e para casar”.
A fala da atriz gerou uma onda de críticas nas redes sociais. O ex-BBB Cézar Black, que é enfermeiro, desabafou sobre a declaração. “Misericórdia! Não sabe absolutamente nada sobre nossa realidade para abrir a boca e falar tanta besteira. Eu não consigo nem expressar o quão ridícula ela foi”, escreveu Black.
Órgãos de enfermagem exigem retratação
Diante da repercussão negativa, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren – RS) emitiu uma nota lamentando a fala da artista. “O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul repudia veementemente a declaração da atriz Daniela Escobar durante episódio do podcast ‘Papagaio Falante’, em que se refere que mulheres profissionais de Enfermagem que usam maquiagem e cílios postiços, fazem isso para ‘catar médico’”, diz o comunicado.
O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) também se manifestou, exigindo uma retratação pública da atriz e dos apresentadores do podcast. “O Conselho exige a imediata retratação de Daniela Escobar pela infeliz declaração e, também, dos apresentadores do podcast por abordarem um assunto como a erotização da enfermagem, que descontrói todos os esforços dessas profissionais na busca por valorização e reconhecimento”, solicita o comunicado.
Repercussão nas redes sociais
Nas redes sociais, os internautas reprovaram o comentário. “Todas as profissões têm seus problemas: enfermagem, polícia, medicina, fisioterapia, cinema, etc. Essa fala foi muito infeliz, diz mais sobre ela do que sobre a categoria”, apontou um perfil. Outros ainda citaram a carreira da atriz, afirmando que ela usou a causa para se promover. “Quem viveu uma carreira apagada como a dela, sendo mediana no que faz, tem que chamar a atenção falando merd* pra ver se voltam a falar do nome dela”, afirmou um rapaz.
Daniela Escobar tem em seu currículo participações em novelas e minisséries da Globo como “Tropicaliente”, “A Idade da Loba”, “Chiquinha Gonzaga”, “Aquarela do Brasil” e “O Clone”. Seu primeiro filme foi “Vida de Menina”, lançado em 2004. A atriz também foi apresentadora do programa “Superbonita” e desde 2005 vive em Los Angeles, nos Estados Unidos. Apesar disso, voltou ao Brasil para participar da novela “Apocalipse”, da Record TV, e da série “A Garota da Moto”, do SBT, além de alguns filmes independentes. Recentemente, expressou o desejo de retornar às novelas brasileiras.