Com 98% de aprovação, críticas de “Missão Impossível 7” exaltam Tom Cruise: “Salvador das bilheterias”

O aguardado “Missão Impossível – Acerto de Contas Parte 1” promete ser um dos maiores filmes do ano, segundo a crítica internacional. Embora só chegue aos cinemas na próxima semana, as primeiras […]

Divuilgação/Paramount Pictures

O aguardado “Missão Impossível – Acerto de Contas Parte 1” promete ser um dos maiores filmes do ano, segundo a crítica internacional. Embora só chegue aos cinemas na próxima semana, as primeiras opiniões já começam a ser publicadas e são extremamente positivas.

No site Rotten Tomatoes, o filme conquistou uma aprovação de 98% com mais de 100 avaliações, um número impressionante para um longa de ação. No último mês, as primeiras impressões após a première do filme já indicavam um saldo positivo, com o longa considerado “impecável” em comentários no Twitter.

Agora, o filme dirigido por Christopher McQuarrie (responsável pelos três títulos mais recentes da franquia) e estrelado por Tom Cruise, ganhou o selo oficial de aprovação dos especialistas. Com o astro de volta ao papel de Ethan Hunt, a nova aventura repleta de acrobacias impressionantes e cenas impossíveis também traz de volta personagens conhecidos como Ilsa (Rebecca Ferguson) e Benji (Simon Pegg), enquanto apresenta novos rostos, com destaque para Grace (Hayley Atwell, a “Agente Carter”) e Paris (Pom Klementieff, de “Guardiões da Galáxia”).

 
Tom Cruise salva Hollywood

De acordo com a crítica, o maior destaque do filme é – sem sombra de dúvidas – Tom Cruise. Esse é um mérito conquistado não apenas por ser o protagonista da franquia, mas pela dedicação do ator ao papel. Peter Bradshaw, do The Guardian, ainda comparou o comprometimento de Cruise com o desempenho do ator Daniel Craig na franquia de “OO7”.

“Daniel Craig ficou cansado de ser o 007 depois de apenas cinco. Mas aos 61 anos, Cruise parece melhor do que nunca e praticamente casado com ‘Missão Impossível'”, apontou o jornalista sobre a sétima aventura de Cruise na saga de espionagem.

Os críticos também reconheceram o mérito ao ator pela volta do público aos cinemas, que ficou nítido com o sucesso de “Top Gun: Maverick” (2022). “Tom Cruise, sozinho, nos convenceu de que o gênero de ação tem uma nova respeitabilidade e propósito: o salvador das bilheterias da experiência cinematográfica”, pontuou o crítico britânico.

O jornalista Stephanie Zacharek, da revista Time, vai além de diz que Cruise se tornou um dos atores mais aclamados de Hollywood, algo que seria “aterrorizante” anos atrás. “Cruise nunca foi um grande ator ou sutil, mas se tornou um astro perfeitamente assistível”, declarou. “Isso passou a ter mais importância em um momento em que os filmes estão encolhendo, literal e metaforicamente”.

A crítica do IGN, escrita por Siddhant Adlakha, elogiouo desempenho do ator em tornar o filme um verdadeiro evento para todos os públicos. “Se todos os grandes filmes de franquia fossem tão divertidos e bem ajustados como este, o debate entre cinema e streaming seria resolvido imediatamente”, disse.

“Ethan Hunt pode lutar para salvar o mundo, mas ‘Acerto de Contas Parte 1’ parece a luta de Tom Cruise para salvar o blockbuster de verão através do entretenimento em uma escala enorme”, finalizou.

 
Cenas eletrizantes superam história fraca

Apesar do longa arrancar suspiros pelas cenas de ação e personagens cativantes, alguns críticos apontaram que o enredo pareceu pesado e confuso. Na crítica de Ross Bonaime, do Collider, ele ainda compara o filme com seu anterior, o elogiado “Missão: Impossível – Efeito Fallout” (2018). Segundo ele, o longa inédito não superou o antecessor.

“Uma das diferenças mais perceptíveis neste último filme ocorre logo no início, com a sensação de que tudo é complicado e explicado em excesso”, diz. Apesar de o longa “encontrar novas maneiras aterrorizantes de colocar Cruise em perigo para nosso entretenimento”, isso não seria suficiente para preencher a história – que apresenta Ethan Hunt unindo forças com os agentes da IMF (sigla em inglês para Força Missão Impossível) para rastrear uma poderosa ameaça à humanidade.

Mas o crítico considera que o filme deixa claro que a personagem de Hayley Atwell “certamente parece ser o futuro desta franquia”. Na trama, ela será uma nova aliada do personagem de Tom Cruise, mas sem o mínimo treinamento para as situações que enfrenta.

 
Ação realista

A trama fraca também foi apontada por Peter Debruge, da Variety. Apesar disso, ele enaltece a direção de Christopher McQuarrie, que “apresenta um conceito formidável e várias cenas memoráveis” enquanto traz referências a toda a mitologia central da franquia.

Ele também parabeniza o filme pelas cenas de Tom Cruise – que colocaram em risco a vida do ator. “Em um momento em que quase todas as outras franquias, desde Marvel até ‘Avatar’, abraçaram a aparência falsa de desenhos animados em CGI (computação gráfica), grande parte do que vemos em ‘Missão Impossível’ foi capturado pela câmera, e isso faz toda a diferença”, escreveu.

Charlotte O’Sullivan, do jornal Evening Standard, fez coro. “Para o inferno com avatares e deepfakes. Astros imprudentes e talentosos ainda têm o poder de nos fazer sentir vivos”, exaltou.

O longa também marca o retorno de Ving Rhames, Henry Czerny e Vanessa Kirby. Já entre as novidades no elenco, estão Shea Whigham (“Agent Carter”), Pom Klementieff (“Guardiões da Galáxia”), Esai Morales (“Titãs”), Cary Elwes (“Jogos Mortais”), Indira Varma (“Game of Thrones”), Rob Delaney (“Catastrophe”), Charles Parnell (“The Last Ship”) e Mark Gatiss (“Sherlock”).

“Missão Impossível – Acerto de Contas Parte 1” estreia nos cinemas brasileiros no dia 13 de julho.