“Barney” vai ganhar versão adulta estrelada por Daniel Kaluuya

A Mattel Films confirmou a produção de uma nova versão cinematográfica de um personagem infantil: Barney, o dinossauro roxo. O longa será produzido e estrelado pelo vencedor do Oscar, Daniel Kaluuya (“Corra!” […]

Divulgação/PBS | Instagram/The Academy

A Mattel Films confirmou a produção de uma nova versão cinematográfica de um personagem infantil: Barney, o dinossauro roxo. O longa será produzido e estrelado pelo vencedor do Oscar, Daniel Kaluuya (“Corra!” e “Não! Não Olhe!”), e terá uma abordagem adulta e “surrealista”, bastante diferente do seriado infantil.

Em entrevista a revista The New Yorker, Kevin McKeon, produtor e executivo da Mattel, revelou os primeiros detalhes do filme. “Estamos nos inclinando para a angústia dos millennials em relação ao personagem, em vez de ajustá-lo para crianças”, declarou. “É realmente uma jogada para adultos. Não que seja classificado como R [classificação indicativa para maiores], mas vai focar em algumas das provações e tribulações de ser trintão, crescer com o Barney – apenas o nível de desencanto dentro da geração”.

O produtor ainda revelou que a nova versão do Barney reflete o objetivo da Mattel em “fazer arte” e atingir um público mais maduro. Já Kaluuya se envolveu no projeto em 2019. Recentemente, ele revelou em entrevista ao Yahoo UK que tem se comprometido a elevar seus padrões de qualidade como ator e produtor. Vale mencionar que Kaluuya conquistou sua estatueta do Oscar como Melhor Ator Coadjuvante pelo longa “Judas e o Messias Negro” (2021).

A produção é uma parceria entre a Mattel e o estúdio A24, conhecido por produzir filmes com um estilo único e distintivo. Dentre os títulos do estúdio, estão os recentes sucessos premiados “A Baleia” (2022) e “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” (2022) – vencedor do Oscar de Melhor Filme.

 
Produções adultas pela Mattel

Além do longa, a Mattel também está trabalhando em uma nova série animada do Barney, prevista para ser lançada em 2024. Apesar disso, o estúdio tem mostrado interesse em investir em uma atmosfera mais adulta para o mundo dos seus personagens, como a nova abordagem adotada em “Barbie”, dirigido por Greta Gerwig (“Adoráveis Mulheres”).

Interpretada por Margot Robbie, a versão inédita da boneca clássica promete trazer uma história inesperada para a personagem. Durante uma entrevista a revista Vogue, a atriz revelou que a trajetória da Barbie no filme é sobre entender sua própria moralidade, o que a faz fugir para a realidade do mundo humano – acompanhada de um Ken interpretado por Ryan Gosling.

Enquanto “Barbie” estreia nos cinemas brasileiros no dia 20 de julho, o longa de “Barney” ainda não tem previsão de lançamento.