Angelina Jolie abre Atelier em prédio que foi estúdio de Andy Warhol e Basquiat

A atriz Angelina Jolie definiu o endereço de seu novo empreendimento criativo, o Atelier Jolie – uma oficina para alfaiates e artesãos sub-representados de todo o mundo. Ela alugou o número 57 […]

A atriz Angelina Jolie definiu o endereço de seu novo empreendimento criativo, o Atelier Jolie – uma oficina para alfaiates e artesãos sub-representados de todo o mundo. Ela alugou o número 57 da Great Jones Street, na cidade de Nova York, onde funcionou o estúdio em que Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat viveram e trabalharam nos anos 1980. A transação foi anunciada na sexta (7/7) pela imobiliária Meridian Capital Group, representada por John Roesch e Garrett Kelly.

De acordo com Roesch, Angelina Jolie tem planos de abrir seu novo empreendimento “o mais rápido possível”. O prédio estava disponível anteriormente para aluguel pelo Meridian Capital Group, por $60.000 por mês, com um contrato mínimo de 10 anos.

 
Um prédio com muita História

O edifício, com três andares e mais de 2 mil metros quadrados de espaço interno, mantém sua fachada adornada com arte de rua, característica que Jolie decidiu preservar como uma homenagem pública a Basquiat – que, entre 1983 e sua morte em 1988, criou sua arte no segundo andar do prédio, adquirido por Warhol em 1970. “Ela amou a fachada do prédio, que foi marcada com arte de rua como um memorial para Basquiat”, disse Kelly em um comunicado.

Em sua conta oficial no Instagram, a atriz afirmou: “É um privilégio estar neste espaço. Faremos o possível para respeitar e honrar seu legado artístico com comunidade e criatividade. Espero ver vocês lá.”

Ao lado do texto, um vídeo mostra a fachada do prédio, enquadrando Angelina e sua filha Shiloh, enquanto o filho Pax grafita o nome do Atelier Jolie no local.

Porém, a história do prédio se estende para muito além da conexão com esses artistas. Originalmente construído na década de 1860, o local já serviu como sede do Brighton Athletic Club em 1904, quando pertencia ao gângster Paul Kelly, também conhecido como Paolo Antonio Vaccarelli. Ao longo dos anos, o edifício teve diversos usos, incluindo uma metalúrgica e uma empresa de suprimentos para cozinha, além de abrigar o restaurante japonês Bohemian.

Apesar de já estar alugado, o prédio só deve abrir como Atelier Jolie em 2024.