Zezé Di Camargo causa revolta por atitude com fãs autistas

Zezé Di Camargo revoltou os internautas na terça-feira (27/6) após a repercussão de um vídeo em que o cantor destrata fãs autistas. Nas imagens, o artista atendeu os gêmeos Ângelo e Augusto […]

Instagram/Zezé Di Camargo

Zezé Di Camargo revoltou os internautas na terça-feira (27/6) após a repercussão de um vídeo em que o cantor destrata fãs autistas. Nas imagens, o artista atendeu os gêmeos Ângelo e Augusto Maia e passou a imitar os movimentos de um dos irmãos neurodivergentes.

A situação ocorreu no sábado (24/6) em um show da dupla com Luciano em Arena da Dunas, em Natal. Contudo, o registro tomou conta das redes sociais nesta semana após uma postagem do influencer Ivan Baron, que comenta sobre capacitismo.

“É muito problemático quando pessoas neurotípicas tentam imitar comportamentos, gestos, atitudes de neurodivergentes, na tentativa de fazer uma gracinha, piada”, explicou o ativista da comunidade PCD.

 
Capacitismo

Baron ainda esclarece que os movimentos repetitivos do fã são comuns em pessoas no espectro autista. “Por mais que seja de maneira afetuosa, isso não se faz, não é legal e é, sim, capacitista. O jeito que o rapaz faz no vídeo é a maneira que ele tem de ser expressar de forma única e particular, que só ele tem. Por isso, isso não deve ser imitado por ninguém, e, sim, respeitado.”

Os gêmeos Ângelo e Augusto são conhecidos na capital potiguar por dividir a realidade de pessoas no espectro autista. As redes sociais dos irmãos são atualizadas pela mãe, que traz relatos diários dos garotos.

A assessoria de Zezé Di Camargo não se pronunciou sobre o assunto.