Volta de “Indiana Jones” é principal estreia da semana nos cinemas

A temporada de blockbusters nos cinemas continua com “Indiana Jones e a Relíquia do Destino”, esperada volta – e despedida – de Harrison Ford ao papel do arqueólogo aventureiro dos anos 1980. […]

Divulgação/Disney

A temporada de blockbusters nos cinemas continua com “Indiana Jones e a Relíquia do Destino”, esperada volta – e despedida – de Harrison Ford ao papel do arqueólogo aventureiro dos anos 1980. O lançamento da Disney vai chegar em 1,2 mil cinemas, repetindo a distribuição massiva das últimas estreias no Brasil. Além disso, a animação “Ruby Marinho – Monstro Adolescente” também deve ganhar circuito amplo, dificultando a estratégia de “Tração”, filme de ação brasileiro com potencial comercial, que se espreme em poucas salas exibidoras.

Confira abaixo as estreias de cinema desta quinta (29/6).

 

| INDIANA JONES E A RELÍQUIA DO DESTINO |

 

A despedida de Harrison Ford do papel-título começa com uma impressionante sequência de flashback, ambientada em 1944, que apresenta um Indy mais jovem, graças à tecnologia de rejuvenescimento digital, enfrentando nazistas para se apossar de um artefato crucial, a Antikythera de Arquimedes – um dispositivo de cálculo celestial que no filme tem poderes extraordinários. A história então avança para 1969, onde o agora idoso Dr. Jones, perto de se aposentar e vivendo em um apartamento decadente em Nova York, se vê envolvido em uma última aventura ao lado de Helena (Phoebe Waller-Bridge), a filha de seu falecido parceiro Basil (Toby Jones), e numa corrida com o cientista nazista Jürgen Voller (Mads Mikkelsen) pela tal relíquia.

Dirigido por James Mangold (“Logan”), o filme leva Indy e seus aliados a uma série de locais exóticos, incluindo as estreitas ruas de Tânger e a tumba de Arquimedes na Sicília, cheia de quebra-cabeças à la “Código Da Vinci” e um segredo que desafia a física. O elenco de apoio inclui o retorno de algumas personagens queridas da franquia e a adição de novas, como a personagem de Waller-Bridge, Helena, que desempenha um papel significativo na trama. A história também encontra uma maneira de amarrar as pontas soltas de personagens anteriores que haviam desaparecido sem explicação. Mesmo que não seja um clássico como os primeiros longas, sua combinação de nostalgia e ação empolgante proporciona uma despedida digna ao personagem – além de superar o capítulo anterior, “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal”, de 2008.

 

| RUBY MARINHO – MONSTRO ADOLESCENTE |

 

A nova animação da DreamWorks concebida pelo cineasta Kirk DeMicco (criador de “Os Croods”) segue uma adolescente de 15 anos que descobre que é uma princesa. Mas tem um detalhe: sua família reina no fundo do mar. Ao entrar em contato com a água salgada, ela descobre que faz parte de uma família de Krakens – gigantescos monstros marinhos com tentáculos. Além de lidar com os típicos dilemas adolescentes, Ruby deve agora cumprir seus deveres reais e ajudar na luta contra as terríveis sereias – os verdadeiros monstros da história.

Ainda que a narrativa pareça convencional – uma mistura de “Luca” com “Red: Crescer É uma Fera” – , o filme cativa com bom humor e visuais vibrantes. A crítica americana aprovou, com 71% de críticas positivas no Rotten Tomatoes.

 

| TRAÇÃO |

 

Espécie de “Velozes e Furiosos” brasileiro, só que com motos, o filme de ação acompanha corredores de motocross que se envolvem com o crime. A história acompanha Ajax (Marcos Pasquim, de “Morde & Assopra”), um piloto profissional de motocross que sofre pela perda da mãe de sua filha. Certo dia, Ajax e seus amigos são abordados pelo político milionário DiMello (Nelson Freitas, de “Eike, Tudo ou Nada”) com a proposta de uma grande competição com várias categorias de motos e muito dinheiro. Entretanto, eles acabam caindo em uma armadilha e usam da velocidade sobre rodas para escapar desse golpe.

A direção é de André Luís Camargo (“Amor, Confuso Amor”), que também atua na produção, e o elenco ainda conta com Fiuk (“O Galã”), Duda Nagle (“Cúmplices de um Resgate”), André Ramiro (“Tropa de Elite”), Paola Rodrigues (“Desafio Egito na Pegada”), Bruna Altieri (“Sistema Bruto”) e Mauricio Meirelles (“Foi Mau”).

 

| A SINDICALISTA |

 

Isabelle Huppert (“Elle”) vive a personagem-título do filme, baseado na história real de Maureen Kearney, uma representante sindical que denunciou acordos secretos e abalou a indústria nuclear francesa. Quando ela é violentamente agredida em casa e começa a reagir, a investigação a transforma de vítima em suspeita. A direção é de Jean-Paul Salomé, em sua segunda parceria seguida com Huppert, após filmá-la na comédia “A Dona do Barato” (2020).

 

| LA PARLE |

 

Durante suas férias de verão, Fanny precisa lidar com a iminência de um exame médico. Acompanhada de três amigos com diferentes preocupações, seu momento de relaxamento se torna uma experiência profunda conforme o grupo cria conexões inesperadas no litoral francês. Além protagonizarem o drama em preto e branco, Fanny Boldini, Gabriela Boeri, Kevin Vanstaen e Simon Boulier também compartilham a direção. Curta-metragistas, eles assinam seu primeiro longa e também estreiam como atores.