Ator da Marvel nega acusações de assédio, “embora não seja perfeito”

O ator Tenoch Huerta, conhecido pelo seu papel como Namor em “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, negou a acusação de agressão sexual da musicista e ativista María Elena Rios. A denúncia foi […]

Divulgação/Marvel

O ator Tenoch Huerta, conhecido pelo seu papel como Namor em “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, negou a acusação de agressão sexual da musicista e ativista María Elena Rios. A denúncia foi feita por ela através das redes sociais no último sábado (10/6). Ela chamou o ator de “predador” e afirmou ter sido vítima de agressão sexual. Em resposta, o ator se pronunciou através dos stories no Instagram nesta segunda-feira (12/6).

“Uma acusação falsa e completamente infundada sobre mim se espalhou como fogo – e não posso mais deixá-la sem contestação”, escreveu. O ator explicou que o relacionamento com María foi “totalmente consensual o tempo todo”. Ele ainda alegou que testemunhas podem confirmar a informação.

“Durante todo esse período, tivemos um relacionamento amoroso, caloroso e de apoio mútuo. No entanto, após o término, Elena começou a distorcer nossas interações tanto em particular quanto na frente de grupos de amigos em comum”, disse. “Como resultado, há alguns meses, contratei uma equipe jurídica para tomar as medidas necessárias para proteger minha reputação e refutar essas acusações irresponsáveis e falsas, que podem causar grandes danos”.

Ele finalizou a declaração agradecendo o apoio daqueles que estão do seu lado e os que “estão dispostos a olhar os fatos para refletir antes de chegar a uma conclusão falsa e injusta”. “Embora eu não seja perfeito, sei que essas alegações são simplesmente falsas. E, embora eu esteja sempre trabalhando para melhorar, preciso contestar essas afirmações que são falsas e ofensivas”, completou.

 
Acusações de assédio

A denúncia foi feita publicamente nas redes sociais de María, após ela deixar o grupo antirracista Poder Prieto, do qual Huerta é membro. Ela alegou que o ator teria sido protegido pela organização, apesar de saberem do ocorrido.

“Deixei muito claro na minha saída dessa sua seita que protege ao violentador e predador sexual Tenoch Huerta, que não publicariam nada de mim. Mas eles foram atrás de mim para evitar escândalos por causa do seu filme da Marvel”, escreveu.

“É muito difícil falar sobre abuso emocional e abuso por um predador sexual que é amado pelo mundo por interpretar um personagem em um filme como Tenoch Huerta. Ele parece charmoso, o que é uma característica de um narcisista e de boa parte da vitimização”, acrescentou.

A ativista já foi vítima de um ataque violento planejado por um ex-namorado, que contratou dois homens para jogar ácido em seu rosto em 2019. Após o incidente, ela ficou seis meses hospitalizada, se recuperando das queimaduras e se tornou uma importante voz contra a violência de gênero.

 
Pronunciamento após a repercussão

Com a rápida repercussão do caso, María compartilhou que recebeu mensagens questionando sua denúncia tardia do ocorrido. Através do Twitter, ela justificou a demora para ter formalizado as acusações. “Por que estou atrasada em falar sobre isso? Porque eu tenho meu processo”, escreveu ela.

“Por que não denunciei? Porque eu tinha medo que isso acontecesse: pessoas que se recusam a acreditar que um super-herói é um abusador, manipulador e predador sexual”, declarou. “Sim, você [Tenoch Huerta] abusa porque sabe que tem poder”. Ela ainda marcou perfil do ator na publicação.

 
Acusações de assédio na Marvel

O caso de Huerta acontece menos de seis meses após o escândalo de abuso sexual envolvendo o ator Jonathan Majors, que interpretou o vilão Kang na série “Loki” e no recente “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”. Ele foi acusado de agressão pela ex-namorada e chegou a ser preso.

Segundo o relato, o ator estava em um táxi com a vítima, que o confrontou após reparar mensagens de outra mulher em seu celular. Isso teria deixado Majors transtornado até que ele agrediu e enforcou a mulher. Após a denúncia vir a público, outras mulheres também acusaram o ator. Com a repercussão, ele foi demitido de dois projetos que estava envolvido.

Até o momento, a Marvel não se pronunciou sobre as acusações. Por outro lado, circulam boatos de que o estúdio vai substituir Majors, considerando que a participação do seu personagem é ainda mais impactante nos próximos filmes. De acordo com a programação, Kang será o grande vilão da Fase 6 do Universo Cinematográfico Marvel.

Já Huerta ainda não tenha sido anunciado em nenhum título futuro da Marvel, mas o ator foi aclamado pela sua participação em “Wakanda Para Sempre”, o que sugeriu o retorno de seus personagem em novas produções.