“Programa Silvio Santos” especial de 60 anos supera audiência da Globo

O “Programa Silvio Santos” comemorou seus 60 anos no ar com um especial, comandado por Patrícia Abravanel, transmitido pelo SBT neste último domingo (4/6). A edição foi recorde de audiência na emissora, […]

Divulgação/SBT

O “Programa Silvio Santos” comemorou seus 60 anos no ar com um especial, comandado por Patrícia Abravanel, transmitido pelo SBT neste último domingo (4/6). A edição foi recorde de audiência na emissora, contando com homenagens ao apresentador e a presença de celebridades que marcaram a história do programa, como Adriane Galisteu, Mara Maravilha, Eliana e Sérgio Mallandro. No estúdio, também estavam Iris Abravanel, mãe de Patricia, e todas as filhas de Silvio: Cíntia, Silvia, Daniela, Rebeca e Renata.

“Isso é pra você, pai, sei que está no sofá assistindo e não pode estar aqui hoje, acho que ele nem ia gostar de estar aqui, mas é tudo para você, estamos aqui reunidos para você e por você”, declarou Patrícia Abravanel no começo do programa. Em seguida, a apresentadora foi acompanhada por um coro de “Silvio, Silvio” da plateia.

Além da homenagem ao apresentador de 92 anos, o especial também trouxe cenas históricas do programa com ícones da televisão brasileira já falecidos, como Gugu Liberato e Hebe Camargo, e recriou quadros clássicos, com direito a aviõezinhos de dinheiro para o público. Dentre as homenagens especiais para o apresentador, uma que ganhou destaque foi a do atual vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que lembrou sua participação na juventude, quando veio ao programa defender Pindamonhangaba do quadro “Cidade contra Cidade”, que consistia em uma competição entre municípios.

“Era de domingo e um programa animadíssimo, então Pindamonhangaba ficou famosa. A gente vinha e ganhava, ganhava uma ambulância, e voltava para Pinda. Era uma festa. Ficamos quatro domingos no ar”, disse o vice-presidente emocionado. Em seguida, ele apontou que, naquela época, sua então namorada Lu – com quem é casado há 43 anos – o assistia na plateia.

Outra participação inédita foi a volta da “menina do bambu”. Participando do programa ainda criança, Daiza Lazarte, hoje com 47 anos, deixou Silvio Santos sem palavras quando contou uma piada ao apresentador em 1985. Na ocasião, ela questionou Silvio sobre qual seria a diferença entre a mulher, o poste, e o bambu. Ele respondeu que não sabia. “O poste dá luz em cima, a mulher dá luz em baixo”, explicou ela. Quando o apresentador questionou “E o bambu?”, Daiza finalizou a piada: “Enfia no teu c*”.

Mesmo após muitos anos, a piada viralizou e virou meme nas redes sociais. Hoje, a menina é uma mulher evangélica, que se diz arrependida da brincadeira. “Nunca foi da minha vontade me manifestar, há anos essa piada soa de forma engraçada. Mas vai contra os princípios que eu tenho”, disse. “Agora quero zerar isso […] Quero pedir em público desculpas ao nosso Silvio”.

Reunindo todas as homenagens, o programa se manteve no 2º lugar geral da audiência, bem à frente da Record TV, e até conseguiu superar a audiência da Globo durante o “Fantástico”, marcando uma média de 8,8 pontos no geral e 11,2 pontos de pico na Grande São Paulo. Essa foi a melhor audiência do SBT em 27 meses. Desde 2021, o programa é apresentado por Patrícia Abravanel, que já alternava o comando com o pai.

“Ele [Silvio Santos] fala que eu estou indo muito bem. No começo, não me sentia à vontade para fazer brincadeiras no auditório. Era uma coisa tão característica dele que achei que não tivesse graça comigo. Eu fazia quadros longos. Ele deu a dica pra gente fazer quadros menores, e deu certo”, revelou.

No ar desde 1963, o “Programa do Silvio Santos” foi um dos incentivos para a população brasileira começar a assistir televisão na faixa horária do domingo a tarde, entre as 12h e as 14h. As primeiras exibições foram na extinta TV Paulista. Pouco tempo depois, o programa começou a ser exibido pela Globo. Em seguida, passou pela Rede Tupi e Rede Record. Foi somente em 1980 que Silvio Santos inaugurou a rede SBT, que se tornou a casa de seu programa até hoje.

Veja abaixo o programa especial completo.