Paxton Whitehead, ator de “Friends”, morre aos 85 anos

O ator Paxton Whitehead, conhecido por suas performances em produções icônicas no teatro e em séries como “Friends” e Louco por Você” (Mad About You), faleceu aos 85 anos na última sexta-feira […]

Divulgação/ABC

O ator Paxton Whitehead, conhecido por suas performances em produções icônicas no teatro e em séries como “Friends” e Louco por Você” (Mad About You), faleceu aos 85 anos na última sexta-feira (16/6), de causa não revelada.

Nascido Francis Edward Paxton Whitehead no dia 17 de outubro de 1937, em Kent, Inglaterra, Whitehead desde jovem nutria um grande interesse pela arte da dramaturgia. Ele ingressou na faculdade de artes dramáticas aos 17 anos e deslanchou em pequenos palcos na Inglaterra antes de se unir à prestigiosa companhia de teatro Royal Shakespeare Company em 1958.

Carreira na Broadway

Na década de 1960, Whitehead se mudou para os Estados Unidos e tornou-se uma figura bem conhecida nos palcos da Broadway. Ele estreou na Broadway na peça “The Affair”, de Ronald Millar. Mais tarde, em 1980, recebeu uma indicação ao Tony Awards pelo papel de Pellinore na remontagem da clássica peça “Camelot”, além de ter integrado diversos outros sucessos dos palcos de Nova York.

Trabalhos na Televisão e Cinema
O ator também era conhecido pelo grande público por suas atuações em sitcoms populares. Na aclamada sitcom “Friends”, Whitehead ganhou destaque como o Sr. Waltham, chefe de Rachel (Jennifer Aniston) e tio de Emily (Helen Baxendale), a segunda das três esposas de Ross (David Schwimmer). Já em “Mad About You”, ele atuou regularmente como Hal Conway, o vizinho de Paul (Paul Reiser) e Jamie (Helen Hunt).

Além de suas atuações no teatro e na televisão, Whitehead também fez carreira nas telonas. Ele estreou no cinema como diretor da escola da comédia “De Volta às Aulas” (1986), e também atuou em filmes como “Presente de Grego” (1987) e “Kate & Leopold” (2001).

Paxton Whitehead deixa sua esposa e dois filhos.