O renomado DJ Paul Oakenfold, compositor da trilha sonora de “A Senha: Swordfish” (2001), foi acusado de assédio sexual por sua ex-assistente pessoal. A possível vítima, identificada apenas como Jane Roe, uma mulher de 24 anos, alega também ter tido inúmeros direitos trabalhistas violados.
O processo foi aberto no dia 2 de junho no Tribunal Superior de Los Angeles. A autora alega que duas empresas administradas pelo CEO Paul Stepanek, New Frequency Management e Stepanek Management – Oakenfold, violaram seus direitos trabalhistas.
A autora do processo declara que após conseguir um emprego em outubro de 2022, ela foi designada para ser assistente de Oakenfold. Para esse trabalho ela receberia US$ 20 por hora.
Jane Roe trabalhava na casa do DJ, segundo relata, e logo no início o DJ chegou a se masturbar na frente dela. Em meados de novembro de 2022, ele teria feito isso quatro vezes em um único dia. Ele também teria praticado o ato dentro do seu veículo.
Após relatar o processo à administração, a autora do processo relatou ter recebido um acordo de confidencialidade. Ela chegou também a ser impedida de voltar ao trabalho por não ter assinado tal acordo e teria sido ameaçada de demissão.
Ainda de acordo com o processo, a vítima relata ter assinado o termo de confidencialidade “sob coação”. Ela foi autorizada a voltar para o trabalho, no entanto, não foi designada para o mesmo posto e deixou de trabalhar com Oakenfold. Contudo, segundo ela, suas horas de trabalho foram reduzidas e ela acabou sendo demitida em março deste ano por “falta de trabalho”.
A reclamação possui cinco reivindicações e busca uma compensação de danos superiores a US$ 25 mil.
Saiba quem é Paul Oakenfold
Paul Oakenfold é DJ e produtor musical britânico. Considerado um dos pioneiros da música eletrônica, é um dos artistas mais influentes do ramo. Oakenfold iniciou sua carreira em meados dos anos 1980 e se tornou um dos principais nomes da cena clubbing de Londres.
Em 1987, ele lançou sua primeira mixtape, “The Theory of Mixtion”. O projeto foi um sucesso absoluto e levou o DJ a tocar em festas e clubes por toda a Europa. Oakenfold também é conhecido por ter sido um dos principais responsáveis pela popularização da música eletrônica nos Estados Unidos, tendo feito uma série de shows em clubes e festivais americanos na década de 1990.
Ele já produziu remixes para artistas como Madonna, U2 e Michael Jackson, além de ter lançado diversos álbuns de sucesso, como “Bunkka” e “A Lively Mind”, e continua a ser um dos DJs mais requisitados para shows, com apresentações em festivais e clubes ao redor do mundo.