Nova animação do Homem-Aranha é principal estreia nos cinemas

A animação “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” chega aos cinemas num lançamento digno de blockbuster live-action da Marvel, com distribuição em 1,5 mil salas. Acompanhado por críticas que falam em “obra-prima”, a adaptação […]

Divulgação/Sony Pictures

A animação “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” chega aos cinemas num lançamento digno de blockbuster live-action da Marvel, com distribuição em 1,5 mil salas. Acompanhado por críticas que falam em “obra-prima”, a adaptação dos quadrinhos do Homem-Aranha atingiu 95% de aprovação no agregador de críticas Rotten Tomatoes, e vem engarrafar o espaço dos blockbusters, que já está lotado com “Velozes e Furiosos 10” e “A Pequena Sereia” em cartaz.

Além disso, há outro lançamento espaçoso na semana. O terror “Boogeyman” chega a mais de 300 salas, espremendo as demais novidades no circuito limitado das maiores capitais. Confira abaixo todas as estreias desta quinta (1/6).

 

| HOMEM-ARANHA: ATRAVÉS DO ARANHAVERSO |

 

Com duração de 2 horas e 20 minutos, a nova adaptação dos quadrinhos da Sony/Marvel é a animação mais longa já produzida em Hollywood. E também uma das mais bonitas já feitas, graças ao visual extremamente colorido – inspirado tanto nos quadrinhos quanto na pop art. Continuação de “Homem-Aranha no Aranhaverso”, a produção traz uma nova aventura de Miles Morales (voz original de Shameik Moore) e Gwen-Aranha (Hailee Steinfeld). Convidado por Gwen a conhecer o centro do Aranhaverso, onde todos os Homens-Aranhas de diferentes realidades convivem, Miles também reencontra o Peter Parker (Jake Johnson) do primeiro filme, que agora tem uma filha, e descobre o que todos, menos ele, têm em comum: uma tragédia em suas histórias de origem.

Ao perceber que a tragédia em sua família está prestes a acontecer, Miles decide impedi-la, o que o coloca contra o Homem-Aranha 2099, dublado por Oscar Isaac (“Star Wars: A Ascensão Skywalker”), para quem uma mudança na linha do tempo poderia acabar com o Aranhaverso. Inconformado, Miles prefere fazer seu próprio destino, originando o conflito da trama, que ainda inclui um vilão capaz de viajar pelo multiverso. Mas o que mais chama atenção é que cada personagem tem seu próprio estilo visual, muitos deles contrastantes, que ainda assim combinam maravilhosamente bem com a narrativa.

A direção está a cargo do trio formado por Kemp Powers (roteirista e co-diretor de “Soul”), o português Joaquim dos Santos (“Avatar: A Lenda de Korra”) e Justin K. Thompson (especialista em backgrounds que trabalhou em “Star Wars: Clone Wars”). Eles substituem o trio original vencedor do Oscar de Melhor Animação, formado por Bob Persichetti, Peter Ramsey e Rodney Rothman. Já o roteiro ficou a cargo dos produtores do primeiro longa, Phil Lord e Chris Miller, junto com David Callaham (“Mulher-Maravilha 1984”).

 

| BOOGEYMAN – SEU MEDO É REAL |

 

Adaptação de um conto de Stephen King, o terror atmosférico acompanha uma adolescente e sua irmã mais nova que que se veem atormentadas por uma presença sinistra, enquanto ainda estão se recuperando da trágica morte da sua mãe. Com medo de um monstro que se esconde na escuridão – visto apenas pelas crianças – , elas tentam fazer com que seu pai, ainda em luto, perceba aquela ameaça antes que seja tarde demais.

O elenco é formado por Sophie Thatcher (“Yellowjackets”), Vivien Lyra Blair (“Obi-Wan Kenobi”), Chris Messina (“Eu Me Importo”) e David Dastmalchian (“O Esquadrão Suicida”). O roteiro foi escrito por Scott Beck e Bryan Woods (roteiristas de “Um Lugar Silencioso”), em parceria com Mark Heyman (“Cisne Negro”), e a direção é de Rob Savage (“Cuidado com quem Chama”).

 

| EO |

 

EO é um burro cinza de olhar melancólico, que encara um mundo sem sentido no novo drama do famoso diretor polonês Jerzy Skolimowski (“Matança Necessária”). Vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes, indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional e com 97% de aprovação no site Rotten Tomatoes, o longa acompanha o animal numa trajetória atribulada, de cuidados amorosos a maltratos, após ser arrancado da convivência de quem lhe prezava. Em seus momentos de ternura, o burro alegra crianças e inspira um amor profundo na artista de circo Kasandra (Sandra Drzymalska, de “Sexify”). Mas quando os animais são proibidos no circo devido a protestos, ele passa pelas piores dificuldades, incluindo parar nas mãos de um comerciante de carne ilegal, ser espancado por hooligans de futebol e provocar caos em um estábulo sofisticado.

Inspirado no clássico “A Grande Testemunha”(1968), de Robert Bresson, o filme usa o olhar do bicho inocente como espelho para a alma dos humanos ao seu redor. E realmente impressiona por sua belíssima fotografia e pelo desempenho do elenco, que inclui a consagrada atriz francesa Isabelle Huppert (“Elle”).

 

| URUBUS |

 

O drama impactante leva o espectador a conhecer o universo dos pichadores da periferia, suas motivações e desafios, e reencena a célebre pichação das paredes brancas da Bienal de São Paulo em 2008. A trama gira em torno do líder de um grupo de pichadores que escala os edifícios mais altos para deixar sua marca. Quando o protagonista (vivido pelo estreante Gustavo Garcez) conhece uma estudante de arte (Bella Camero, de “Marighella”), seus mundos colidem resultando na invasão da 28ª Bienal. O feito transforma os jovens invisíveis da periferia em protagonistas de um polêmico debate cultural.

Com estética semi-documental vibrante, o primeiro longa de Claudio Borrelli (que apareceu como personagem no documentário “Pichadores”) tem produção do cineasta Fernando Meirelles (“Cidade de Deus”) e venceu vários prêmios internacionais, em festivais nos EUA e Europa, além dos troféus da Crítica e do Público como Melhor Filme da 45ª Mostra de São Paulo.

 

| O ÚLTIMO ÔNIBUS |

 

Timothy Spall (Sr. Turnervive um viúvo de 90 anos, que sai sozinho em uma viagem épica rumo à sua casa de 50 anos atrás, partindo de uma vila remota no nordeste da Escócia até o extremo sul da Inglaterra. Usando um passe de idoso, ele atravessa a Grã-Bretanha em uma jornada de 1.400 quilômetros em diferentes ônibus, enquanto revisita seu passado e conecta-se com um mundo moderno – uma Grã-Bretanha diversificada e multicultural que ele nunca experimentou. Tudo para cumprir uma grande promessa feita à sua falecida esposa. A direção é de Gillies MacKinnon (“Romance Proibido”).

 

| CORAÇÃO ARDENTE |

 

O drama religioso espanhol conta a história de Lupe Valdés, uma escritora de sucesso que investiga as aparições do Sagrado Coração de Jesus, em busca de inspiração para o seu próximo livro. Guiada por Maria, perita em mistérios, Lupe investiga as revelações de Jesus a Santa Margarida Maria de Alacoque e encontra santos, assassinos, exorcistas, papas, presidentes, conspiradores… além de milagres e os segredos do seu próprio coração, afligido por velhas feridas que precisam ser curadas. A direção é de Andrés Garrigó (“Fátima, o Último Mistério”), especialista em filmes católicos.

 

| UÝRA – A RETOMADA DA FLORESTA |

 

O documentário acompanha Uýra, artista trans indígena, em viagem pela Amazônia numa jornada de autodescoberta, usando sua arte performática para ensinar aos jovens indígenas que eles são os guardiões das mensagens ancestrais da floresta amazônica. Em um país que mata o maior número de jovens trans, indígenas e ambientalistas em todo o mundo, Uýra lidera um movimento crescente por meio das artes e da educação, ao mesmo tempo em que promove a união e inspira os movimentos LGBTQIAP+ e ambientalistas no coração da Floresta Amazônica.

 

| SUGA – LIVE FROM JAPAN |

 

Transmissão ao vivo do show solo de Suga, integrante da banda BTS, maior fenômeno do K-pop.