Morre Luiz Schiavon, tecladista e fundador da banda RPM

Luiz Schiavon, tecladista e fundador da banda RPM, morreu aos 64 anos nesta quinta-feira (15/6). O músico estava internado no Hospital São Luiz, em Osasco, na região metropolitana de São Paulo, e […]

Instagram/RPM

Luiz Schiavon, tecladista e fundador da banda RPM, morreu aos 64 anos nesta quinta-feira (15/6). O músico estava internado no Hospital São Luiz, em Osasco, na região metropolitana de São Paulo, e não resistiu a uma cirurgia.

Os familiares de Schiavon esclareceram que o compositor lutava contra uma doença autoimune, ainda não revelada. Há dois anos, Luiz se afastou dos palcos devido aos problemas de saúde.

“É com pesar que a família comunica o falecimento de Luiz Schiavon. Ele vinha lutando bravamente contra uma doença autoimune há quatro anos, mas, infelizmente, ele teve complicações na última cirurgia de tratamento e não resistiu.”

Segundo o comunicado oficial, a despedida do músico será restrita a parentes e amigos próximos. “Luiz era, na sua figura pública, maestro, compositor, fundador e tecladista do RPM, mas acima de tudo isso, um bom filho, sobrinho, marido, pai e amigo.”

“Portanto, a família decidiu que a cerimônia de despedida será reservada para familiares e amigos próximos e pede, encarecidamente, que os fãs e a imprensa compreendam e respeitem essa decisão.”

“Esperamos que se lembrem dele com a maestria e a energia da sua música, um legado que ele nos deixou de presente e que continuará vivo em nossos corações. Despeçam-se, ouvindo seus acordes, fazendo homenagens nas redes sociais, revistas e jornais, ou simplesmente lembrando dele com carinho, o mesmo carinho que ele sempre teve com todos aqueles que conviveram com ele”, conclui o comunicado.

 
O sucesso musical

Em 1983, o tecladista Luiz Schiavon fundou a banda RPM com Paulo Ricardo (baixo e vocais). E logo se juntaram a eles Fernando Deluqui (guitarras) e, um pouco mais tarde, Charles Gavin (bateria) – substituindo um baterista de 15 anos. O primeiro compacto, “Louras Geladas”, virou hit das danceterias em 1984 – enquanto a música “Revoluções por Minuto” foi censurada.

Mas a banda insistiu com a faixa e a lançou seu primeiro álbum com o título “Revoluções Por Minuto” em 1985, aproveitando-se da abertura democrática no Brasil. Com Gavin indo para os Titãs, o disco marcou a estreia do baterista Paulo Pagni. E estourou com as músicas de sucesso “Olhar 43”, “Rádio Pirata” e o single “Louras Geladas”.

No ano seguinte, “Rádio Pirata ao Vivo”, registro de um show, fez História com uma pré-venda de 500 mil cópias e vendagem de mais de 3,7 milhões discos. Os números fizeram do RPM os artistas de maior vendagem da indústria fonográfica nacional até então. O fenômeno rendeu até edição especial do programa “Globo Repórter”, que pode ser vista na íntegra logo abaixo.

 
As muitas separações

O sucesso desmedido gerou planos ambiciosos. A banda resolveu criar um selo próprio, RPM Discos, pelo qual lançou a banda Cabine C. E o fracasso da empreitada acabou gerando a primeira crise e separação provisória do quarteto, que ainda assim lançou “Os Quatro Coiotes” em 1988 antes de separar no ano seguinte.

Paulo Ricardo, que seguiu carreira solo em 1989, ainda retomou uma formação da banda sem Schiavon em “Paulo Ricardo & RPM”, de 1993 – com som mais pesado e menos sucesso. E o RPM seguiu indo e vindo, com disco ao vivo na MTV em 2002 e um último álbum de estúdio, “Elektra”, em 2011, novamente com Schiavon nos teclados.

Ao todo, o RPM teve mais de 30 anos de carreira musical, entre idas e vindas.

Luiz Schiavon também participou como integrante da banda do “Domingão do Faustão” nos anos 2000. E foi o autor da música que introduzia as “Videocassetadas” nos últimos anos. Além disso, criou as trilhas sonoras das novelas “Rei do Gado”, “Terra Nostra”, “Esperança” e “Cabocla”, além da minissérie “Mad Maria”.

Neste mês, o tecladista havia lançado sua nova canção “Promessas”, composta em parceria com Fernando Deluqui.