Lucas Lucco conta detalhes do diagnóstico de burnout: “Não consegui gravar”

Lucas Lucco abriu o coração na quinta-feira (1/5) e contou detalhes do diagnóstico de Burnout, que recebeu há cerca de 8 anos. No podcast “PodeRê”, ele confessou ter deixado a saúde mental […]

Instagram/Lucas Lucco

Lucas Lucco abriu o coração na quinta-feira (1/5) e contou detalhes do diagnóstico de Burnout, que recebeu há cerca de 8 anos. No podcast “PodeRê”, ele confessou ter deixado a saúde mental de lado para priorizar a rotina de trabalho.

Pela primeira vez, o cantor esclareceu sua jornada maçante. “Na época eu treinava muito, sabe como é, né? Essa coisa da dedicação é um trabalho, é uma construção estética, por isso eu admiro muito o mundo do fisiculturismo, eu admiro a capacidade mental das pessoas, é muito mais mental do que físico”, analisou.

Lucas Lucco acrescentou que a síndrome exigiu apoio médico de diversas especialidades. “A minha luta contra o cortisol é constante, esse é um dos motivos que me levou a ter o Burnout, inclusive. Na época, eu já tinha a ajuda do Paulo Muzy [médico esportivo], que já é meu médico há nove anos”, relatou o cantor.

“Quando eu comecei com ele, eu estava bem nessa época do Burnout. Mas por incrível que pareça, quando estava em frente a câmera e no palco, isso não existia. Minha dificuldade era mesmo na logística. O Paulo me ajudou muito, foram vários profissionais que me ajudaram muito”, contou ele.

Na entrevista, o cantor ainda confessou ter perdido oportunidades de trabalhos por causa da síndrome, mas disse estar firme nos acompanhamentos psicológicos. “Eu não podia parar [minha rotina]. Seria o ideal, mas eu não conseguia. Teve um dia que eu não consegui gravar, e outro dia um show que não consegui ir. Esse show que não fui, inclusive, foi aquele que a mídia repercutiu minha situação de Burnout”, disse Lucas.

“A gente precisa da ajuda de profissionais. Para gente sair de um transtorno, é muito mais uma decisão sua do que externa, remédio e ajuda profissional são ferramentas. Tive ajuda dos medicamentos no início, até chegar no estágio que estou até agora sem nenhum tipo de remédio. Até hoje faço terapia.”

O Burnout também é conhecido como a “Síndrome do Esgotamento Profissional”. A condição mental causa sintomas como exaustão extrema, estresse e esgotamento físico. Caso identifique alguma das reações, procure ajuda especializada como psicólogos ou terapeutas.