Karen Allen celebra final romântico de Indiana Jones: “Significou muito para mim”

O aguardado “Indiana Jones e a Relíquia do Destino” estreou nos cinemas nesta última quinta-feira (29/6) e trouxe o arqueólogo interpretado por Harrison Ford para sua aventura final – pelo menos para […]

Divulgação/Paramount Pictures

O aguardado “Indiana Jones e a Relíquia do Destino” estreou nos cinemas nesta última quinta-feira (29/6) e trouxe o arqueólogo interpretado por Harrison Ford para sua aventura final – pelo menos para o ator. Enquanto apresenta as novas descobertas do herói, a história também aposta em nostalgia e conta com supressas para os fãs da franquia, com destaque para aparições inesperadas.

Desde o início da produção do filme, a atriz Karen Allen foi questionada se estaria retornando para o projeto, mas sempre desconversou sobre o assunto. Com o filme em cartaz, os fãs finalmente tiveram a resposta. Spoiler: Marion Ravenwood está de volta.

Atenção: o texto a seguir conta detalhes da história de Marion e Indy, bem como o final do filme.

Na trama, Indiana Jones revela o destino triste do casal, que se separou depois que o filho Mutt Williams (Shia LaBeouf no filme anterior) foi morto na Guerra do Vietnã. Entretanto, nas cenas finais, após toda a ventura do arqueólogo, Marion faz um retorno surpreendente. Ela e Jones têm um reencontro emocionante no apartamento dele em Nova York.

“Foi muito bom, tenho que dizer. Acho que o Harrison ficou muito, muito feliz por fazermos essa cena. Nós simplesmente pulamos nela”, revelou a atriz para a revista Variety.

 
Participação quase foi cortada da trama

Apresentada como interesse amoroso de Indiana Jones, Marion Ravenwood apareceu pela primeira vez em “Os Caçadores da Arca Perdida” (1985). Ela só retornou em “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” (2008), quando revelou ao protagonista que os dois tiveram um filho juntos, interpretado por Shia LaBeouf (“Padre Pio”).

Na entrevista, a atriz confessou ter ficado frustrada por a história não aproveitar a premissa criada no filme anterior. “Não sei se eu pensava que iríamos retomar de onde paramos, mas sempre imaginei que seria uma história com Indy e Marion seguindo em frente”.

E, de fato, esse seria o plano original. Mas quando Steven Spielberg desistiu de dirigir o filme, a equipe de James Mangold levou a história para outra direção. “Bem, fiquei desapontada, claro”, confessou Allen.

Ela admitiu que os problemas pessoais de Shia LaBeouf interferiram no processo criativo, levando o roteiro a eliminar sua presença da história, mas lamentou que isso também tenha afetado sua personagem. “Eu sabia que havia rumores de que eles não queriam seguir em frente com Shia, então eu sabia que algo na história tinha que criar o potencial para ele não estar lá, de uma forma que fizesse sentido. Eu não sabia que ele iria morrer no Vietnã até ler o roteiro, oh Deus, talvez apenas seis meses antes de começarem a filmar”.

 
Final feliz

Apesar disso, a atriz confessou ter ficado feliz por dar um desfecho para a personagem que interpretou pela primeira vez há mais de 30 anos. “Fiquei profundamente feliz que Marion voltou pelo menos no final de sua história. Se este for realmente o último filme deste grupo específico de filmes – se esta for a última história com Harrison como Indy e eu como Marion -, fiquei profundamente feliz que não terminou sem que eles se reunissem novamente”, declarou. “Isso significou muito para mim, sentir que eles iriam cavalgar juntos no pôr do sol”.

Ela ainda contou que passou algumas semanas frequentando o set de filmagens para testar cabelo e figurino, apesar de ter feito suas cenas em apenas dois dias. “Tenho sido grata por estar envolvida com essa personagem, com esses filmes. Tenho sido muito grata pelos fãs e pelas pessoas que têm tido tanto carinho por eles e pelo casal. Eu acho que tudo isso foi muito especial”, agradeceu.

“Eu acho que todos estão felizes com o jeito que isso terminou. Eles estão felizes, o que é uma coisa muito importante. Eu acho que, no final do dia, você quer que as pessoas que estão fazendo o filme estejam felizes com ele. Então, eles estão. Eu fico feliz que tenhamos feito isso”, finalizou.