Globo recria núcleo de Humor após escândalo de Marcius Melhem

A Globo comunicou na noite desta quinta-feira (22/6) uma grande reformulação em sua estrutura. A rede televisiva planeja ressuscitar o núcleo responsável pela avaliação e produção de projetos humorísticos, que estava suspenso […]

Divulgação/Globo

A Globo comunicou na noite desta quinta-feira (22/6) uma grande reformulação em sua estrutura. A rede televisiva planeja ressuscitar o núcleo responsável pela avaliação e produção de projetos humorísticos, que estava suspenso desde a demissão de Marcius Melhem – posteriormente acusado de assédio sexual e moral de suas subordinadas na emissora.

Patricia Pedrosa, diretora artística de sucessos como “Cine Holliúdy” e “Todas as Mulheres do Mundo” (2020), foi a escolhida para liderar o novo núcleo.

 
Mudança de gênero no humor

A escolha é significativa depois das denúncias de Melhem por funcionárias da emissora. Será a primeira vez que uma mulher ficará responsável pelo departamento de Humor da Globo. O escândalo envolvendo Marcius Melhem levou à paralisação de todos os projetos de humor da Globo e ao cancelamento dos programas do gênero. Agora, sob a direção de Patricia Pedrosa, a emissora busca um novo começo no setor.

Patricia, que também tem no currículo trabalhos em “A Grande Família” (2001-2014), “Chapa Quente” (2015-2016) e “A Fórmula” (2017), assumirá o departamento e será responsável por desenvolver produções para todos os formatos e plataformas. Com isso, o conteúdo original para o Globoplay também estará sob sua responsabilidade.

O novo núcleo de Direção de Gênero Humor funcionará de maneira independente do de Dramaturgia, uma mudança em relação à época de Melhem. Assim, Patricia irá gerir o setor sem interferências do trabalho desenvolvido por José Luis Villamarim, que assumiu o setor de Dramaturgia após a saída de Ricardo Waddington.

 
Outras reformulações

Além do núcleo de Humor, a Globo também anunciou a criação da Direção de Gênero Auditório, que será chefiada por Mônica Almeida. Atualmente, ela está produzindo o documentário de Xuxa Meneghel para a Globoplay. Mônica ficará encarregada de trabalhar com os apresentadores e diretores de “Domingão com Huck”, “Caldeirão com Mion” e “Altas Horas”.

O Núcleo de Filmes de Janela Curta é outra novidade, e funcionará dentro da Direção de Gênero Dramaturgia. Raphael Cavalo assumirá como gerente de produção, e José Luiz Villamarim se encarregará da produção de longas para atender às demandas da TV Globo e do Globoplay, além de ser o “guardião” das novelas.

Segundo Amauri Soares, diretor dos Estúdios Globo, “a nova estrutura de gestão e criação dos Estúdios Globo trará maior sinergia e eficiência entre os nossos ativos e oportunidades para os talentos da Globo”. Ele também ressaltou que as mudanças trarão novas parcerias com o mercado audiovisual, especialmente nos projetos de filmes.