Trailer | Último filme dos Beatles ganha versão restaurada para lançamento na Disney+

Peter Jackson restaurou o documentário oficial de 1970, que estava indisponível para o público desde 1980

Divulgação/Disney+

A Disney+ divulgou o trailer de “Let it Be”, documentário sobre a gravação do último álbum dos Beatles, que estava fora de circulação há 40 anos. O lançamento em streaming vai contar com imagens restauradas pelo cineasta Peter Jackson, que teve acesso a todos os arquivos originais de filmagem e criou sua própria versão dos registros, lançada no streaming como a série “The Beatles: Get Back”, em 2021.

Depois do material definitivo sobre as gravações, Jackson se debruçou sobre o filme original, dirigido por Michael Lindsay-Hogg (“Memórias de Brideshead”) com filmagens no estúdio Abbey Road de 2 de janeiro a 31 de janeiro de 1969, originalmente para um especial de televisão focado na produção do novo álbum dos Beatles. O projeto, entretanto, sofreu alteração quando “Let It Be” virou oficialmente o último disco inédito da banda.

Após John, Paul, George e Ringo anunciarem a separação, o documentário foi direto para o cinema, lançado em maio de 1970 com destaque para as brigas e disputas internas que teriam levado o quarteto a encerrar a parceria. Em “Get Back”, Jackson mostrou que Lindsay-Hogg pesou a mão para refletir as manchetes da separação do grupo, ao mostrar uma versão bem diferente das cenas descartadas, com um clima mais leve e divertido, embora tenha destacado que, a certa altura, George Harrison chegou a se demitir da banda durante as sessões.

O filme oficial também registra as cenas históricas do famoso último concerto da banda, feito no telhado de Savile Row em Londres para um público desnorteado, e que foi interrompido por ação da polícia.

Apesar de ser um filme muito famoso, “Let It Be” estava indisponível em todos os formatos de vídeo e inédito em streaming, tendo ganhado apenas uma versão para colecionadores em 1980.

O lançamento da cópia restaurada de “Let It Be” acontece em 8 de maio.