É 10: As melhores estreias de filmes para ver em casa

A lista de filmes novos para ver em casa vai do terror sangrento à comédia rasgada. Depois de passar nos cinemas e nas locadoras digitais (VOD), “A Morte do Demônio – A […]

Divulgação/Warner Bros.

A lista de filmes novos para ver em casa vai do terror sangrento à comédia rasgada. Depois de passar nos cinemas e nas locadoras digitais (VOD), “A Morte do Demônio – A Ascenção” é o destaque entre os lançamentos de streaming, entre outros longas lançados recentemente nas salas de exibição. Uma curiosidade dos títulos é que quatro são obras brasileiras. O Top 10 da semana pode ser conferido abaixo com mais detalhes.

 

| A MORTE DO DEMÔNIO – A ASCENSÃO | HBO MAX

 

O resgate da franquia dos anos 1980 surpreende ao se mostrar um dos melhores filmes de toda a saga. Visceral e sangrento, o longa mostra a assustadora possessão demoníaca de uma mulher, que tenta matar a irmã e os próprios filhos.

A trama tira em torno de duas irmãs distantes, vividas por Alyssa Sutherland (“Vikings”) e Lily Sullivan (“Mental”), que decidem reatar após longo afastamento, apenas para ter sua reunião atrapalhada por uma possessão, que coloca a vida de seus entes queridos em risco. Além de novos personagens, o filme também inova em relação à premissa original. Em vez de se passar numa cabana no meio da floresta, desta vez os ataques demoníacos acontecem num apartamento comum.

Rodado na Nova Zelândia, o terrorzão é o segundo longa do diretor irlandês Lee Cronin, selecionado pessoalmente por Sam Raimi, produtor e criador da franquia, após sua estreia com o horror indie “The Hole in the Ground” – premiado em 2019 no Fant, festival de cinema fantástico de Bilbao, na Espanha. E atingiu nada menos que 96% de aprovação no Rotten Tomatoes.

 

| 65 – AMEAÇA PRÉ-HISTÓRICA | HBO MAX

 

A ficção científica traz Adam Driver (“Star Wars: O Despertar da Força”) como um astronauta que sofre um acidente espacial e cai na Terra de 65 milhões de anos atrás, dominada por dinossauros. Lá, ele e a única outra sobrevivente da nave (a menina Ariana Greenblatt, de “Awake”) precisam atravessar um terreno desconhecido e repleto de criaturas pré-históricas para conseguir sobreviver. Só que, com menos dinossauros que a premissa sugere, o filme acaba não entregando o que sua premissa promete.

Produzido pelo cineasta Sam Raimi (“Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”), o longa tem roteiro e direção da dupla Scott Beck e Bryan Woods (roteiristas do primeiro “Um Lugar Silencioso”).

 

| ANÔNIMO | STAR+

 

O thriller de ação do criador de “John Wick” traz Bob Odenkirk (“Better Call Saul”) como um pai de família que, ao ter a casa invadida por assaltantes, começa um processo de transformação, até finalmente revelar suas habilidades secretas como matador profissional. Por 12 anos, o aparente homem comum trabalhou para pessoas perigosas, mas deixou tudo para trás ao se casar. Entretanto, inimigos à espreita aguardavam apenas um sinal de seu paradeiro para cobrar uma antiga pendência. Com a família ameaçada, ele demonstra porque era melhor que o deixassem permanecer anônimo.

A história do personagem chega a lembrar a trajetória original de John Wick nos filmes estrelados por Keanu Reeves. Não por acaso, o roteirista de “Anônimo” é justamente o responsável pela trilogia de “John Wick”, Derek Kolstad. A direção, por sua vez, está a cargo do russo Ilya Naishuller (“Hardcore: Missão Extrema”) e o elenco ainda inclui Connie Nielsen (“Mulher-Maravilha”), Gage Munroe (“A Cabana”), Aleksey Serebryakov (“Leviatã”), RZA (“Os Mortos Não Morrem”) e Christopher Lloyd (“De Volta para o Futuro”).

 

| BEAU TEM MEDO | VOD*

 

O novo filme do cineasta Ari Aster (diretor dos terrores “Hereditário” e “Midsommar: O Mal Não Espera a Noite”) é uma odisseia neurótica de três horas estrelada por Joaquin Phoenix (“Coringa”). Longe de ser um lançamento acessível como as obras anteriores do diretor, é puro surrealismo, apesar da premissa enganosamente simples. Na trama, Beau (Phoenix) precisa viajar para o funeral de sua mãe, mas memórias da infância, encontros bizarros, invasões de mendigos, um serial killer em sua casa, um veterano traumatizado de guerra na floresta e pesadelos sobre um futuro distópico surgem em seu caminho. Tudo ao som de “Goodbye Stranger”, sucesso de 1979 da banda Supertramp.

O filme se assume como um grande surto psicótico com referências freudianas e mais cenas inesperadas/inusitadas que a expectativa mais louca de qualquer espectador.

O elenco também conta com Parker Posey (“Perdidos no Espaço”), Amy Ryan (“Medo da Verdade”), Nathan Lane (“Only Murders in the Building”), Michael Gandolfini (“Os Muitos Santos de Newark”) e Kylie Rogers (“Yellowstone”).

 

| THE PAINTED BIRD | MUBI

 

Inédito nos cinemas brasileiros, o drama em preto e branco da República Tcheca foi classificado pela revista americana Variety como a “experiência mais excruciante” de 2020. Filme de jornada, a obra do cineasta Václav Marhoul (“Tobruk”) segue um menino judeu que busca refúgio durante a perseguição nazista na 2ª Guerra Mundial e acaba encontrando muitos personagens diferentes ao longo do caminho, além de abuso e dificuldades extremas.

Venceu 18 prêmios internacionais, inclusive o Czech Lion de Melhor Filme (o Oscar tcheco) e um prêmio da UNICEF no Festival de Veneza, e ainda foi indicado ao troféu de Melhor Filme Europeu do ano. O elenco multinacional inclui o alemão Udo Kier (“Bacurau”), o dinamarquês Stellan Skarsgård (“Duna”), o americano Harvey Keitel (“O Irlandês”) e o inglês recentemente desaparecido Julian Sands (“Warlock: O Demônio”).

 

| UM ANO INESQUECÍVEL – PRIMAVERA | AMAZON PRIME VIDEO

 

O quarto e último filme da quadrilogia romântica “Um Ano Inesquecível” acompanha Jasmine, uma garota sonhadora que está concluindo o Ensino Médio. Ela tem alma de artista, mas sofre com matemática. Para não repetir de ano, passa a estudar com o melhor aluno da classe, Davi, que acaba se revelando mais que um bom colega ao apoiar seu sonho de estudar belas artes e não administração como quer sua família.

Os filmes de “Um Ano Inesquecível” adaptam uma antologia de contos com o mesmo nome, escritos por Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Bruna Vieira e Babi Dewet. A adaptação da história de Bruna Vieira tem direção de Bruno Garotti (“Confissões de uma Garota Excluída”) e Jamile Marinho (assistente de Garotti em “Ricos de Amor 2”), e é estrelada por Lívia Silva (“Todos os Mortos”) e Ronald Sotto (“Tudo Igual… SQN”).

 

| ATRAVÉS DA MINHA JANELA: ALÉM-MAR | NETFLIX

 

A continuação do romance espanhol acompanha o casal Raquel e Ares na expectativa de um reencontro quente de verão, depois de um longo período namorando à distância. Os protagonistas Clara Galle e Julio Peña retornam às telas nos papéis principais e ainda são acompanhados por uma nova dupla, interpretado por Andrea Chaparro e Ivan Lapadula, numa tentativa de apimentar o enredo ou, no mínimo, criar situações de ciúmes. A franquia é baseada nos livros da autora Ariana Godoy.

 

| O RIO DO DESEJO | GLOBOPLAY

 

O diretor Sergio Machado retoma os temas de “Cidade Baixa” (2005), filme que o projetou, com essa nova história de ribeirinhos apaixonados pela mesma mulher. A diferença é que, agora, trata-se de um triângulo/quadrilátero entre irmãos. Na trama, Dalberto abandona seu trabalho na polícia e se torna comandante de um barco ao se apaixonar pela bela e misteriosa Anaíra. Mas quando o casal passa a viver na casa que Dalberto divide com os dois irmãos, às margens do Rio Negro, desejos proibidos vêm à tona. Enquanto o irmão mais velho luta para controlar a atração que sente pela cunhada, o caçula se lança perigosamente, criando uma situação insustentável.

O elenco destaca Sophie Charlotte (“Todas as Flores”) como a desejada e Daniel de Oliveira (“Daniel de Oliveira”), Gabriel Leone (“Dom”) e Rômulo Braga (“Rota 66: A Polícia que Mata”) como os irmãos. A estreia em streaming vai acontecer no sábado (24/6).

 

| MATO SECO EM CHAMAS | VOD*

 

Passada na Ceilândia, em Brasília, o filme de Adirley Queirós (“Branco Sai, Preto Fica”) e Joana Pimenta acompanha três mulheres que recolhem petróleo de oleodutos subterrâneos e o refinam para transformá-lo em gasolina no mercado negro. A ação é um ato de resistência para sua comunidade em Sol Nascente, uma das maiores favelas da América do Sul. A filmagem combina ficção e documentário, imersão e observação, para fornecer uma personificação multifacetada da feminilidade marginalizada no Brasil contemporâneo.

O filme venceu o Festival de Cinema de Vanguarda de Atenas, na Grécia, foi o mais premiado no último Festival de Brasília, com sete Troféus Candangos, incluindo Melhor Direção e Atriz (um empate entre Lea Alves e Joana Darc), e ainda levou o Troféu Redentor de Melhor Fotografia e o Prêmio Especial do Júri do Festival do Rio passado.

 

| BARRACO DE FAMÍLIA | VOD*

 

A comédia traz Cacau Protásio como mãe de fukeira, que junta a vizinhança para salvar a filha de um cancelamento, após a jovem ser gravada maltratando fãs. A disposição para o melodrama e a determinação da matriarca de fazer tudo pela filha chega a lembrar a Dona Hermínia do saudoso Paulo Gustavo. A direção é de Maurício Eça (“A Menina que Matou os Pais”) e o elenco majoritariamente negro é formado também por Lellê (“Malhação”), Jeniffer Nascimento (“Cara e Coragem”), Robson Nunes (“Quatro Amigas numa Fria”), Yuri Marçal (“Barga, Cabelo e Bigode”), Nany People (“Quem Vai Ficar com Mário”) e os cantores Sandra de Sá (“Antônia”) e Péricles.

 

 

* Os lançamentos em VOD (video on demand) podem ser alugados individualmente em plataformas como Apple TV, Claro TV+, Google Play, Loja Prime, Microsoft Store, Vivo Play e YouTube, entre outras, que funcionam como locadoras digitais sem a necessidade de assinatura mensal.