Disney+ apresenta trailer de documentário sobre Stan Lee

A Disney+ divulgou o pôster e o primeiro trailer do documentário sobre Stan Lee, ex-editor da Marvel Comics e co-criador de alguns dos super-heróis mais conhecidos da cultura pop. Intitulado “Stan Lee”, […]

Divulgação/Emerging Entertainment

A Disney+ divulgou o pôster e o primeiro trailer do documentário sobre Stan Lee, ex-editor da Marvel Comics e co-criador de alguns dos super-heróis mais conhecidos da cultura pop. Intitulado “Stan Lee”, o longa vai contar a trajetória do lendário escritor.

A prévia foi liberada após a exibição do longa no Festival de Cinema de Tribeca, mostrando cenas emocionantes do escritor comentando seu legado através de entrevistas e depoimentos sobre suas histórias em quadrinhos.

 
Heróis que contrariavam o padrão da época

Nascido em 1922, Stanley Martin Lieber foi criado em uma família judaica de imigrantes romenos. Sua trajetória nos quadrinhos começou quando ainda era adolescente, em 1939. Ao longo da carreira como quadrinista, ele colaborou com a criação de heróis como Homem-Aranha, Quarteto Fantástico, Homem de Ferro, Pantera Negra, Hulk, X-Men, Thor, Homem-Formiga e muitos outros.

Na época, o grande diferencial desses heróis eram suas aparências defeituosas, fosse devido a um problema no coração, como o Homem de Ferro, fosse por uma deformação física como o Coisa, do Quarteto Fantástico. Ou até mesmo sofriam com coração partido e falta de dinheiro, como o Homem-Aranha. Dessa forma, os personagens se conectavam com os leitores através da identificação.

Embora fossem considerados “coisas de crianças”, seus quadrinhos foram ganhando o coração do público adulto com o passar dos anos. No início dos anos 2000, eles começaram a ganhar suas versões no cinema. Este foi um momento importante para a Marvel, que chegou a tirar a empresa de uma crise financeira e deu início ao império cinematográfico do Marvel Studios. Nessa fase, o escritor já aposentado voltou a chamar a atenção pelas aparições surpresas que fazia em cada longa.

Aos 95 anos, Stan Lee faleceu em novembro de 2018, após uma longa carreira como roteirista e editor dos quadrinhos da Marvel. Sua última aparição nas telonas foi no filme “Vingadores: Ultimato”, lançado em abril de 2019, já depois de sua morte.

 

Vale mencionar que o lançamento não é o primeiro documentário sobre a vida do escritor. Em 2010, foi lançado “With Great Power: The Stan Lee Story”, que também narrava a trajetória de Lee. O título faz referência a uma famosa frase que o Tio Ben diz a Peter Parker nos filmes do “Homem-Aranha”.

Com 1h26min, o novo filme pretende se diferenciar por apresentar momentos da carreira de Lee que nunca foram divulgados ao público, além de gravações de voz, trechos de entrevistas e publicações em jornais. O projeto também traz entrevistas de colegas próximos do escritor.

A direção é de David Gelb, que já trabalhou anteriormente com a Disney+ como produtor na série “Obi-Wan Kenobi: O Retorno do Jedi” (2022) e no documentário “Olivia Rodrigo – Dirigindo até Você” (2022). O time de produtores inclui ainda Jason Sterman (“Olivia Rodrigo – Dirigindo até Você”) e Brian McGinn (“Wolfgang – O Chef Celebridade”).

“Stan Lee” estreia em 16 de junho.