Diretor do musical “Hamilton” vai comandar live-action de “Moana”

O live-action de “Moana” (2016), da Disney, contará com a direção de Thomas Kail, diretor do espetáculo da Broadway “Hamilton”. Embora ele também tenha dirigido a produção filmada da peça para a […]

Divulgação/Disney

O live-action de “Moana” (2016), da Disney, contará com a direção de Thomas Kail, diretor do espetáculo da Broadway “Hamilton”. Embora ele também tenha dirigido a produção filmada da peça para a Disney+ em 2020, o live-action será sua estreia como diretor de longa-metragem tradicional.

Inspirada em mitos polinésios, a animação contava a história de uma jovem que tinha como sonho conhecer os mistérios do oceano. Porém, ela era proibida disso por seu pai, chefe da ilha, que alegava que tal aventura seria muito perigosa. Um dia, sua família e os moradores da ilha se depararam com uma iminente catástrofe ecológica. Para evitar que o pior acontecesse, Moana parte em busca de uma relíquia mágica, liberta e faz amizade com o semideus Maui, é capturada por um caranguejo monstruoso e descobre suas habilidades para se tornar uma líder.

Segundo o estúdio, essa nova abordagem pretende, assim como a produção original, celebrar as ilhas, comunidades e tradições dos povos do Pacífico, através dos olhos de uma jovem ansiosa para trilhar seu próprio caminho.

A produção contará com o retorno de Dwayne “The Rock” Johnson (“Velozes e Furiosos 10”) no papel de Maui, mas não de Auli’i Cravalho, que dublou Moana na animação. Os dois porém, serão parceiros como produtores executivos do remake live-action.

Quem também está de volta é o roteirista da animação original, Jared Bush, que assina a trama do remake junto com Dana Ledoux Miller (“Designated Survivor”).

O diretor Kail chamou a atenção da Broadway quando dirigiu o espetáculo “In the Heights” (adaptado no filme “Em um Bairro de Nova York”), de Lin-Manuel Miranda, em 2008, conquistando um Tony de Melhor Direção de um Musical. Ele trabalhou com Miranda novamente em 2015 na montagem de “Hamilton”, pela qual recebeu novamente o prêmio de Melhor Direção. Além disso, o musical foi indicado a 16 prêmios e venceu 11 deles. Com isso, Hollywood abriu as portas para o profissional, que dirigiu diversos outros trabalhos de sucesso. Entre eles, “Grease: Live” (2016), que lhe rendeu dois Emmy por direção e produção televisiva.

Mesmo assim, o cineasta continua trabalhando na Broadway. Sua versão da peça “Sweeney Todd”, estrelada por Josh Groban e Annaleigh Ashford, estreou recentemente com críticas positivas. Ela recebeu oito indicações ao Tony, incluindo Melhor Revival de um Musical.

O live-action de “Moana” tem estreia prevista para 2026.