Compositora Cynthia Weil, vencedora do Grammy e indicada ao Oscar, morre aos 82 anos

A compositora Cynthia Weil, que está por trás de sucessos como “You’ve Lost That Lovin’ Feeling”, faleceu na noite desta quinta-feira (1/6) aos 82 anos. A notícia foi confirmada por sua filha, […]

Divulgação/Cynthia Weil

A compositora Cynthia Weil, que está por trás de sucessos como “You’ve Lost That Lovin’ Feeling”, faleceu na noite desta quinta-feira (1/6) aos 82 anos. A notícia foi confirmada por sua filha, Dra. Jenn Mann, ao TMZ. Em nota, Mann descreveu a mãe como a “melhor mãe, avó e esposa que a família poderia desejar”. A causa da morte não foi divulgada pela família até o momento. Ela era casada há 62 anos com o também compositor Barry Mann.

Os dois dividiam uma conta não verificada no Instagram. Na rede social, eles publicavam fotos antigas e outras recordações. Além de também compartilharem memes e fotos de seus animais de estimação. Com a morte da cantora, uma homenagem foi postada pela conta.

“As letras vencedoras do Grammy de Cynthia Weil tocaram os corações e as almas de centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo, tornando-a uma das compositoras mais icônicas do século XX”, diz a legenda. “Cynthia continua viva pelo amor de sua vida, Barry Mann, seu marido, alma gêmea e co-escritor, sua amada filha Dra. Jenn Mann e seu noivo Eric Schiffer, e as netas Quin e Mendez”.

Nascida em 1940 na cidade de Nova York, a cantora, ao lado do marido, foi responsável por escrever algumas das músicas mais icônicas da música pop entre os anos 1960 até 1990. Foi em 1964 que ela lançou sua composição mais notável. Cantada pela dupla Righteous Brothers, “You’ve Lost That Lovin’ Feeling”, foi uma das canções mais tocadas no último século.

Ao longo de seus 60 anos de carreira, o casal escreveu diversos sucessos. Entre eles estão “On Broadway”, interpretada pela banda The Drifters e o cantor George Benson, “Uptown” da girl band The Crystals, “Walking in The Rain” das Ronnettes, “Make Your Own Kind of Music” de Mamma Cass, “You’re My Soul and Inspiration” da dupla Righteous Brothers e “We Gotta Get Out of this Place” da banda britânica de rock The Animals.

Com os hits os compositores acumularam estatuetas do Grammy, principal prêmio da música dos EUA. Além disso, os dois também escreveram a música “Here You Come Again” para a icônica cantora de country Dolly Parton, no início de sua carreira. Hoje em dia, Parton é a sexta cantora mais rica do mundo.

Suas músicas continuaram fazendo sucesso ao longo das décidas. “Through the Fire”, gravada em 1984 pela cantora Chaka Khan, chegou a ser sampleada pelo rapper Kanye West em seu primeiro single solo, “Through the Wire” (2004).

Ao todo, os singles escritos pela compositora impulsionaram as vendas de cerca de 200 milhões de álbuns.

Weil e Mann também trabalharam no cinema. Os dois escreveram a música “Somewhere Out There” para a trilha sonora da animação “Um Conto Americano” (1986), um dos primeiros longas produzidos pelo renomado diretor Steven Spielberg (“Os Fabelmans”). A música venceu dois prêmios Grammy, incluindo Canção do Ano, e foi indicada ao Oscar. Depois disso, Weil ainda voltou a trabalhar com Spielberg na sci-fi “A.I.: Inteligência Artificial” em 2011, em parceria com o compositor John Williams.

Ampliando ainda mais a criatividade, em seus últimos anos a artista também se aventurou na escrita, principalmente com o romance “I’m Glad I Did” de 2015. A história acompanhava um mistério ambientado em 1963.