Blackie Onassis, da banda Urge Overkill, morre aos 57 anos

O músico John Rowan, mais conhecido como Blackie Onassis, baterista da banda de rock Urge Overkill, faleceu aos 57 anos. A notícia foi confirmada por um porta-voz do grupo ao jornal The […]

Divulgação/Geffen Records

O músico John Rowan, mais conhecido como Blackie Onassis, baterista da banda de rock Urge Overkill, faleceu aos 57 anos. A notícia foi confirmada por um porta-voz do grupo ao jornal The Times, apesar da causa de a morte não ter sido divulgada.

Formada em 1986 na cena do rock alternativo, a banda ficou conhecida por conta de uma música que se destacou na trilha sonora do filme “Pulp Fiction”, dirigido por Quentin Tarantino: um cover da canção “Girl, You’ll Be a Woman Soon”, do cantor Neil Diamond. A gravação se tornou um enorme sucesso comercial.

Embora a banda ainda esteja em atividade até hoje, Onassis saiu do grupo em 1995, após o lançamento do álbum “Exit the Dragon” naquele mesmo ano. Na época, o baterista lidava com vício em drogas, o que afetava os compromissos da banda repetitivamente.

 
Sucesso nos anos 1990

Nascido no South Side de Chicago, o baterista se juntou a Urge Overkill em 1991, dividindo palco com os guitarristas Nash Kato e Eddie “King” Roeser. Nessa época, o grupo mudou seu estilo mais agressivo uma versão suave do rock. Com a entrada na banda, Rowan adotou o nome de Blackie Onassis.

Sua primeira participação na discografia foi no álbum “The Supersonic Storybook”, de 1991. O projeto incluía a faixa “Today Is Blackie’s Birthday”, que faz uma referência ao nome do baterista. Conforme se popularizava, a banda conquistou fãs renomados, como Kurt Cobain, do Nirvana, e Chrissie Hynde, dos Pretenders.

Durante a turnê “Nevermind” do Nirvana, em 1991, Urge Overkill atuou como banda de apoio e a visibilidade resultou no contrato com a Geffen Records. Em 1993, a banda lançou seu primeiro álbum com a gravadora, intitulado “Saturation”. Misturando elementos do rock clássico e alternativo, o disco alcançou as paradas musicais com a música “Sister Havana”.

 
“Pulp Fiction” e problemas com drogas

No ano seguinte, o grupo ficou mundialmente conhecido por integrar a trilha sonora de “Pulp Fiction”. A gravação de “Girl, You’ll Be a Woman Soon” embalou uma das cenas mais icônica do longa, na qual a personagem de Uma Thurman sofre uma overdose de heroína. Além disso, imagens do filme integraram o clipe da canção, que entrou em alta rotação na MTV.

Ironicamente, em paralelo o próprio Onassis lidava com seu vício na droga, algo que ficou evidente no próximo álbum da banda. Com um tom mais sombrio, “Exit the Dragon” foi lançado em 1995. Na melancólica faixa “The Mistake”, a banda dizia: “Cuidado com o que você consome, você tem muito em jogo / Mais do que você jamais saberá, cuidado com a overdose”.

Logo em seguida, o baterista foi preso por posse de heroína. Embora as acusações tenham sido retiradas, Onassis saiu do grupo em 1996, levando à dissolução do trio. Mas os outros dois integrantes resolveram retomar a banda oito anos depois, sem o baterista. Na época do retorno, eles revelaram que as complicações de Onassis afetaram a banda, com sessões de gravação e shows perdidos pelo baterista. Segundo eles, Onassis chegou a ter seu passaporte cancelado nas vésperas de uma viagem à Inglaterra.

A última atuação do baterista foi no álbum solo de Kato, seu colega da Urge Overkill. Ele colaborou em seis faixas do disco lançado em 2000.