A Record TV teve que tirar, às pressas, a exibição de um quadro com a cantora Simone Mendes produzido para o programa “A Hora do Faro”. Após a exibição da chamada do quadro “Funcionário Famoso”, que iria ao ar no domingo (14/5), internautas notaram que Simone estava de blackface, uma maquiagem escura aplicada na pele para fingir ser negra, que tem origem em sátiras racistas do teatro do século 19. De acordo com o Na Telinha, toda a ideia de caracterização de Simone foi proposto pela equipe da produção do programa. Porém, a repercussão negativa assustou a cantora e sua equipe, que pediu à Record que as cenas não fossem ao ar.
A equipe do programa só teria percebido a gafe após a polêmica se instalar. Em comum acordo, a produção foi descartada.
Em “Funcionário Famoso”, Faro leva uma celebridade para se caracterizar, assumir uma nova profissão e surpreender fãs. O artista deve trabalhar com o admirador sem ser reconhecido. Quanto mais tempo demorar para a celebridade ser identificada, mais dinheiro ela ganha da emissora. No caso de Simone, ela se disfarçou de organizadora de um evento de enfermagem para surpreender três fãs: a recepcionista do próprio evento, uma enfermeira participante e outra convidada que já tentou conhecer a cantora em outras ocasiões.
As assessorias da Record, Rodrigo Faro e Simone Mendes não se manifestaram sobre a situação.
A exibição de uma reprise no lugar do quadro derrubou a audiência do programa, que fechou com a pior média desde sua estreia. De acordo com a aferição da Kantar Ibope Media, o programa de auditório de Rodrigo Faro marcou apenas 2,9 pontos.
Entretanto, no mesmo dia, a equipe de “A Hora do Faro” realizou o quadro “Casais em Apuros” em que os participantes pintaram seus rostos de preto em uma das provas, que valia 200 pontos. Essa blackface coletiva está até hoje no Twitter oficial da atração. Nela, três casais são convidados para disputar um prêmio de R$ 50 mil. Os desafios consistem em diversos perrengues e situações fora do comum – o que parece incluir pintar a cara de preto.
Essa não é a primeira vez que o programa de Rodrigo Faro exibe tal ato. Em 2017, o apresentador e a cantora Joelma se caracterizaram de Michael Jackson, mas foram duramente criticados por isso. Faro também já cometeu blackface em diversas ocasiões durante o quadro humorístico “Dança Gatinho”, onde ele veste a fantasia de um cantor ou cantora e dança uma de suas músicas. Entre os artistas negros já imitados por Faro estão Beyouncé, O Rappa, Jojo Toddynho e diversos outros.
"A equipe da Simone Mendes e a produção do 'Hora do Faro' só perceberam que haviam feito blackface após a chamada do programa"
como a Simone é / como ela ficou
E só "perceberam" depois que as pessoas começaram a falar pic.twitter.com/qtWwCnH9l5
— Matheus (@odontinho) May 16, 2023
Em pleno 2023, a Record TV achou que seria tudo bem colocar a Simone Mendes fazendo blackface em pleno domingo de Dia das Mães. O quadro seria exibido no "Hora do Faro", mas foi cortado às pressas. Simplesmente inacreditável. pic.twitter.com/j3e3DZOO4r
— Danilo of the Kingdom ✨ (@Reenlsober) May 16, 2023
muito engraçado meus amigos surpresos do rodrigo faro fazer blackface em TODO episódio do programa dele pic.twitter.com/eqUgEgEuSW
— dosanjo📀☘ (@dosajno) September 24, 2021
Quem topa? Olha a reação do @RodrigoFaro com a coragem dos participantes 😅 #CasaisEmApuros pic.twitter.com/aZvWxHo6B4
— Hora do Faro (@horadofaro) May 14, 2023