A telenovela mexicana “Rebelde” está prestes a ser reprisada no SBT, mas a emissora não parece preocupada caso a audiência não seja das melhores. Acontece que o objetivo principal é faturar com a divulgação de novos produtos licenciados no Brasil.
Sob nova direção, a nova leva de produtos comerciais serão feitas pela Redibra e deve ser lançada em breve no mercado. Contudo, a reprise da novela será o gás necessário para a explosão de vendas, como aconteceu na primeira exibição em meados de 2005.
A data de estreia de “Rebelde” é a maior prova de que o SBT mirou apenas nos lucros, já que a reprise só foi definida na grade horária depois que a Televisa fechou contrato com a Redibra para venda de itens como papelaria, brinquedos, CDs, roupas, canecas, entre outros.
Apesar das vendas, o SBT sabe que a turnê mundial do grupo “RBD” poderá atrair um novo público jovem para a emissora. Atualmente, a audiência bate na casa dos 3 e 4 pontos na Grande São Paulo, segundo dados do Kantar Ibope.
Criada na Argentina como “Rebelde Way”, a franquia explodiu quando seu formato foi vendido para a Televisa, no México, que produziu a versão mais popular de “Rebelde” em 2004, com Anahí, Dulce María, Alfonso Herrera, Christian Chavéz e Christopher Uckermann – a versão exibida no Brasil pelo SBT. A trama era ambientada em um colégio de elite e acompanhava jovens de vários contextos diferentes, lidando com as diversões e os problemas da adolescência.
O sucesso da telenovela foi tão grande que até rendeu um remake brasileiro, feito pela Record em 2011 com Arthur Aguiar, Chay Suede, Lua Blanco, Sophia Abrahão e a ex-sister do “BBB 21”, Carla Diaz. Recentemente, o streaming Netflix criou uma “sequência” para a trama mexicana com a participação da atriz Giovanna Grigio, que acabou cancelada após da exibição da 2ª temporada.
“Rebelde” retorna à grade do SBT no dia 12 de junho, às 14h15.