Morre Palmirinha, a vovó mais querida do Brasil, aos 91 anos

Faleceu neste domingo (7/8), aos 91 anos, Palmira Nery da Silva Onofre, conhecida como Vovó Palmirinha. De acordo com um comunicado da família, ela estava internada desde 11 de abril no Hospital […]

Instagram/Vovó Palmirinha

Faleceu neste domingo (7/8), aos 91 anos, Palmira Nery da Silva Onofre, conhecida como Vovó Palmirinha. De acordo com um comunicado da família, ela estava internada desde 11 de abril no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, por causa de problemas renais crônicos que se agravaram.

Palmirinha ganhou fama nacional como apresentadora de programas de culinária na TV aberta e fechada, sendo considerada a vovó mais querida do Brasil. Sua maneira simples e carismática de apresentar suas receitas conquistou uma legião de fãs.

Nascida em 1929 em Paraíso, no interior de São Paulo, Palmirinha teve uma infância difícil e trabalhou como empregada doméstica durante grande parte de sua vida. Foi somente na Terceira Idade que ela teve a oportunidade de mostrar seu talento na cozinha para todo o país.

Ela estreou na televisão em 1994, aos 63 anos, participando de uma matéria no programa de Silvia Popovic na Band, o que possibilitou que Ana Maria Braga a descobrisse e a convidasse para apresentar um café da manhã no programa “Note e Anote” na TV Record. Palmirinha conquistou o público com sua simpatia, sua voz rouca e sua habilidade na cozinha. Ela ensinou receitas simples e gostosas, que qualquer pessoa poderia fazer em casa.

O sucesso foi tão grande que Ana Maria convidou a vovó para trabalhar com ela em tempo integral. Palmirinha permaneceu no programa por cinco anos e depois foi contratada pela TV Gazeta para apresentar o “TV Culinária”, onde ficou por mais de 11 anos. Mais tarde, ela ainda apresentou seu próprio “Programa da Palmirinha” no canal pago Bem Simples, da Fox, até 2015.

Ana Maria Braga, amiga de longa data de Palmirinha, lamentou a morte e a homenageou em um post emocionado, chamando-a de mãe, amiga e irmã que a vida lhe deu. O perfil de Palmirinha também publicou uma nota em sua homenagem.

A família informou que ela deixa três filhas, seis netos e seis bisnetos.