Kristen Stewart (“Spencer”), Elle Fanning (“The Great”) e Josh O’Connor (“The Crown”) foram anunciados como protagonistas de “Rosebushpruning”, o próximo longa do diretor brasileiro Karim Aïnouz (“A Vida Invisível”). A trama será uma releitura do drama psicológico clássico “De Punhos Cerrados” (1965), do diretor italiano Marco Bellochio. A nova versão será escrita pelo roteirista grego Efthimis Filippou (“Piedade”).
Aïnouz anunciou o longa durante o Festival de Cannes, explicando a importância do filme original. Ele apontou que a obra de Bellochio teve um grande impacto no cinema italiano e na narrativa da época. “Estou animado por colaborar com Efthimis Filippou para revisitar este trabalho icônico para criar uma parábola contemporânea sobre a morte da família patriarcal tradicional – que espero que seja tocante e provocativa em medidas iguais”, declarou.
“Rosebushpruning” é descrito como uma sátira sombria que aborda valores familiares e sociais. A trama gira em torno de um jovem que sofre de epilepsia e planeja os assassinatos de sua família disfuncional. Combinando elementos psicológicos e crítica social, o filme será a segunda obra em inglês do cineasta brasileiro.
Ainouz está em Cannes para acompanhar a première de “Firebrand”, seu primeiro filme falado em inglês e com um elenco internacional, encabeçado por Alicia Vikander (“Tomb Raider: A Origem”) e Jude Law (“Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore”). Em 2019, o diretor brasileiro foi vencedor da mostra Um Certo Olhar, em Cannes, pelo filme “A Vida Invisível”.
As filmagens de “Rosebushpruning” estão programadas para o próximo ano. Até o momento, Stewart, Fanning e O’Connor são os únicos nomes confirmados no elenco.