Kevin Costner faz “Yellowstone” acabar na 5ª temporada

A Paramount anunciou que “Yellowstone”, série mais vista da TV paga dos EUA, vai acabar na 5ª e atual temporada. O fim será seguido por uma sequência – ainda sem título, que […]

Divulgação/Paramount

A Paramount anunciou que “Yellowstone”, série mais vista da TV paga dos EUA, vai acabar na 5ª e atual temporada. O fim será seguido por uma sequência – ainda sem título, que tem previsão de estreia em dezembro.

Nenhum elenco foi anunciado para a nova série, mas Matthew McConaughey (“Magnatas do Crime”) estava em negociações para o projeto. Ele deve ser acompanhado por alguns membros do elenco original de “Yellowstone”.

O fim de “Yellowstone”, criada por Taylor Sheridan, ocorreu depois de diversos atritos entre os produtores e o astro Kevin Costner, protagonista da atração. Segundo fontes do Deadline, não está claro se Costner voltará para os episódios finais, que devem começar a ser gravados em agosto.

Fontes envolvidas na produção de Yellowstone revelaram ao site que o astro originalmente limitou sua participação na série a 65 dias de gravações por temporada, mas queria rodar apenas 50 dias na temporada atual e exigiu que sua participação na Parte 2 fosse gravada em apenas uma semana. A polêmica causou mal-estar nos bastidores da atração, envolvendo desde Sheridan até nomes do elenco como Luke Grimes (Kayce), Kelly Reilly (Beth), Wes Bentley (Jamie) e Cole Hauser (Rip).

Segundo revelou o programa “Entertainment Tonight” na quinta (5/5), Costner já tinha definido que não voltaria para “Yellowstone” após a 5ª temporada, mas a situação pode ser ainda mais complicada.

Por conta disso, a greve dos roteiristas dos EUA criou uma situação difícil para a produção. Se Costner não voltar, Taylor Sheridan não poderá reescrever os roteiros, que já estão prontos, até que o Sindicato dos Roteiristas fechem um acordo com os estúdios.

O final abrupto também é um golpe contra a Paramount, que passou a liderar a audiência da TV paga e transformou “Yellowstone” numa fábrica de derivados. Para se ter noção, o último capítulo da 4ª temporada teve 13 milhões de espectadores nos Estados Unidos, uma diferença brutal para os 9,3 milhões que assistiram ao final de “A Casa do Dragão” na HBO americana.

Os episódios derradeiros serão exibidos a partir de novembro, com o spin-off fazendo sua estreia no mês seguinte – para deixar claro que se trata de uma continuidade.

Entretanto, não está claro se todos os roteiros restantes de “Yellowstone” foram concluídos e se Sheridan escreveu roteiros para a atração derivada. A greve dos roteiristas dos EUA pode impactar nas datas de estreia, que estão sujeitas a alterações.

Também não foi revelado se a extensão da franquia será ambientada na fazenda Dutton, em Montana ou em outro lugar, nem quais dos astros originais de “Yellowstone” aparecerão na série derivada.

Chris McCarthy, Presidente e CEO da Showtime/MTV Entertainment Studios, do conglomerado Paramount Global, pronunciou-se em comunicado sobre a decisão de continuar a série numa atração derivada.

“‘Yellowstone’ tem sido a pedra angular sobre a qual lançamos todo um universo de sucessos globais – de ‘1883’ a ‘Tulsa King’ – e estou confiante de que nossa sequência de ‘Yellowstone’ será outro grande sucesso, graças à brilhante mente criativa de Taylor Sheridan e nossos incríveis elencos que dão vida a esses shows”, disse

“A história de Dutton continua, pegando onde ‘Yellowstone’ termina em outro conto épico. Estamos emocionados em trazer essa nova jornada para o público ao redor do mundo”, acrescentou David Glasser, CEO da 101 Studios, responsável pela realização dos episódios.

A sequência, que será o primeiro derivado do universo de “Yellowstone” a carregar o nome da série original, será exibida no canal pago americano Paramount Network e na plataforma de streaming Paramount+.

No Brasil, todos os episódios da série original estão disponíveis na Paramount+.