Juíza rejeita parte da ação de Marilyn Manson contra Evan Rachel Wood por difamação

O cantor Marilyn Manson sofreu uma derrota legal significativa em seu caso de difamação contra a atriz Evan Rachel Wood (“Westworld”). Em 2021, Wood denunciou Manson nas redes sociais por abuso sexual […]

Divulgação/HBO | Instagram/Marilyn Manson

O cantor Marilyn Manson sofreu uma derrota legal significativa em seu caso de difamação contra a atriz Evan Rachel Wood (“Westworld”). Em 2021, Wood denunciou Manson nas redes sociais por abuso sexual e violência doméstica durante o relacionamento dos dois. O músico tentou reverter a situação acusando a ex-noiva de difamação, mas parte de suas alegações foram rejeitadas pela Corte Superior de Los Angeles.

Entre as alegações agora retiradas da ação estão as tentativas de Manson e seus advogados de manchar a reputação de Wood, alegando que ela escreveu uma carta fictícia do FBI e preparou uma espécie de lista de verificação para supostas vítimas de Manson utilizarem. Para isso, a juíza Teresa A. Beaudet enfantizou nesta terça-feira (9/5) o estatuto anti-SLAPP, que fornece aos réus uma maneira de rejeitar rapidamente processos sem mérito movidos contra eles. Embora as acusações restantes do cantor possam continuar, as principais já estão praticamente derrotadas.

O advogado de Manson expressou decepção com a decisão da juíza, citando evidências críticas que não foram consideradas, mas a decisão final foi tomada. “A decisão é decepcionante, mas não inesperada. O Tribunal telegrafou este resultado quando se recusou a considerar a declaração juramentada da ex-querelante Ashley Smithline, que detalhou como as mulheres foram sistematicamente pressionadas por Evan Rachel Wood e Illma Gore a fazer falsas alegações sobre Brian Warner [Marilyn Manson]”, disse o advogado Howard King.

Após o resultado, Wood comemorou a decisão do tribunal, defendendo que sua liberdade de expressão foi protegida. “Como o Tribunal concluiu corretamente, o Autor falhou em mostrar que suas reivindicações contra ela têm mérito mínimo”, afirmou o advogado da atriz, Michael Kump, ao Deadline.

Desde o início do processo de Wood contra Manson, o cantor perdeu contratos com representantes e shows. As primeiras declarações da atriz sobre o abuso que sofreu foram divulgadas em 2016, em entrevista para a Rolling Stone. Na época, o nome de Manson não foi citado. Em 2019, a atriz publicou nas redes sociais um vídeo bastante emotivo sobre o assunto, sem declarar o nome do cantor novamente.

Quando ela finalmente citou Manson em 2021, várias outras mulheres, incluindo a atriz Esmé Bianco (“Game of Thrones”), também o denunciaram e entraram com ações judiciais contra ele. Ao longo de sua carreira, o cantor já enfrentou várias acusações, mas até então vinha sendo absolvido ou via os casos desmoronarem.

O documentário “Phoenix Rising: Renascendo das Cinzas”, onde Wood conta sua história como sobrevivente de violência doméstica, era destaque na acusação de difamação de Manson contra a atriz. O longa estreou no Festival de Cinema de Sundance em 2022 e na HBO alguns meses depois, apesar dos esforços de Manson para impedir o projeto de ser lançado legalmente.

No Brasil, “Renascendo das Cinzas” está disponível no catálogo da HBO Max. Veja o trailer abaixo.