Johnny Depp (“Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald”) teve uma volta triunfal ao Festival de Cannes nesta terça-feira (16/5). O ator é o protagonista de “Jeanne du Barry”, dirigido por Maïwenn (“DNA”), filme que inaugurou a mostra de cinema. Ao ser recebido calorosamente pela plateia, o astro se emocionou e chorou, sendo aplaudido por sete minutos após o término da sessão.
Um vídeo divulgado pela revista Variety no Twitter mostra Johnny Depp emocionado com o gesto do público. Essa é a primeira vez em três anos que o ator assume um papel de protagonista num filme. Sua carreira foi abalada devido à conturbada batalha judicial com sua ex-esposa, Amber Heard, por quem foi acusado de abuso, e a participação em Cannes enfrentou várias críticas contra a iniciativa do festival.
“Jeanne du Barry” é um filme inspirado na vida de Jeanne Bécu, uma mulher que nasceu como filha ilegítima de uma costureira pobre e alcançou a posição de última amante oficial do rei Luís XV, interpretado por Depp. A cortesã viveu um relacionamento escandaloso na corte de Versailles com o extravagante monarca conhecido por suas numerosas amantes. Além de Depp, o elenco conta com a participação de Pierre Richard (“E se Vivêssemos Todos Juntos?”), Benjamin Lavernhe (“Assim é a Vida”), Noémie Lvovsky (“Chocolate”), Melvil Poupaud (“Graças a Deus”), India Hair (“Na Vertical”) e Pascal Greggory (“Un beau matin”).
O longa de Maïwenn vem recebendo críticas negativas nas últimas semanas por dar uma nova chance à carreira de Depp. O retorno dele às telonas tem causado indignação dos apoiadores de Amber Heard e feministas em geral. Depp e Heard chegaram a um acordo em dezembro, com Heard pagando a ele US$ 1 milhão, que ele prometeu doar para instituições de caridade. Mesmo assim, a controvérsia persiste.
Embora tenha vencido parcialmente um processo de difamação contra Heard, Depp perdeu uma ação no Reino Unido contra o jornal The Sun, que o rotulou como “espancador de esposa”. E, durante o julgamento americano, várias denúncias de violência brutal vieram à tona, acompanhadas por fotos e mensagens misóginas escritas pelo ator.
Johnny Depp is teary-eyed as "Jeanne du Barry" receives a seven-minute standing ovation following its premiere at #Cannes2023. https://t.co/vCSwNkhYVL pic.twitter.com/NAigHMBwny
— Variety (@Variety) May 16, 2023