Fundação: Trailer da 2ª temporada mostra queda do Império Galáctico

A Apple TV+ divulgou o pôster e o trailer completo da 2ª temporada de “Fundação”, ambiciosa série sci-fi baseada na franquia literária de Isaac Asimov. Repleta de efeitos visuais, a prévia marca […]

A Apple TV+ divulgou o pôster e o trailer completo da 2ª temporada de “Fundação”, ambiciosa série sci-fi baseada na franquia literária de Isaac Asimov. Repleta de efeitos visuais, a prévia marca um grande salto temporal e destaca a queda do Império Galáctico comandado por Brother Day (Lee Pace, de “Capitã Marvel”), e a jornada árdua da protagonista Gaal Dornick (Lou Llobell, de “Voyagers”) para cumprir a missão da Fundação do título, que tem seu sentido deturpado após mais de um século dos eventos que a inspiraram.

Os livros “Fundação” (1951), “Fundação e Império” (1952) e “Segunda Fundação” (1953) são considerados a mais importante trilogia literária da sci-fi. Inspirados pela queda do Império Romano, têm como pano de fundo um futuro em que a Via Láctea está sob o controle do Império Galáctico. Entretanto, o matemático Hari Seldon desenvolve uma fórmula que prevê que os dias do Império estão contatos. Ele descobre que a atual forma de governo vai entrar em colapso e mergulhar a humanidade numa era de trevas, na qual todo o conhecimento será perdido e o homem voltará à barbárie.

A descoberta o transforma em inimigo do Império e também origina um grupo conhecido como A Fundação, criado para preservar o conhecimento humano do inevitável apocalipse.

A adaptação foi desenvolvida pelos roteiristas David S. Goyer (de “Batman: O Cavaleiro das Trevas”) e Josh Friedman (de “Avatar: O Caminho da Água”) e também destaca Jared Harris (“Chernobyl”) como Hari Seldon, mais Terrence Mann (“Sense8”), Alfred Enoch (“How to Get Away with Murder”), Leah Harvey (minissérie “Les Misérables”), Laura Birn (“Caçada Mortal”), Mido Hamada (“Counterpart”), Geoffrey Cantor (“Demolidor”) e Daniel MacPherson (“Strike Back”).

A trilogia literária teve impacto tão grande que os fãs dos livros fizeram campanha para Asimov continuar a história, o que ele fez nos anos 1980 com “Limites da Fundação” (1982) e “Fundação e Terra” (1986), além de ter acrescentado dois prólogos à trama, “Prelúdio para Fundação” (1988) e o póstumo “Origens da Fundação” (1993). Ele também interligou vários outros trabalhos à saga, criando um universo estendido que chegou a cobrir mil anos de História ficcional.

Não por acaso, este vasto material já tinha sido considerado ideal para uma série anteriormente. A HBO tentou fazer uma adaptação em 2015 com o co-criador de “Westworld” Jonathan Nolan. Mas o orçamento fez o canal desistir da tentativa. Aparentemente, o preço coube no bolso da Apple.

O trailer aponta que os novos episódios vão manter a aparência de que custaram uma fortuna para serem produzidos.

O lançamento dos novos episódios está previsto para 14 de julho.