Paul Dano e Brie Larson são anunciados no júri do Festival de Cannes 2023

O Festival de Cannes revelou os oito membros do júri principal da competição, que se juntarão ao presidente Ruben Östlund. A 76ª edição do festival acontece de 16 a 27 de maio. […]

Divulgação/Festival de Sundance e Instagram/Brie Larson

O Festival de Cannes revelou os oito membros do júri principal da competição, que se juntarão ao presidente Ruben Östlund. A 76ª edição do festival acontece de 16 a 27 de maio.

São eles: a diretora marroquina Maryam Touzani (“Túnica Turquesa”), o ator francês Denis Ménochet (“Beau Tem Medo”), a roteirista e diretora britânico-zambiana Rungano Nyoni (“Eu Não Sou Uma Bruxa”), a atriz, diretora e produtora americana Brie Larson (“Capitã Marvel”), o ator e diretor americano Paul Dano (“Batman”), o escritor e cineasta afegão Atiq Rahimi (“Nossa Senhora do Nilo”), o diretor e roteirista argentino Damián Szifrón (“Relatos Selvagens”) e a diretora francesa Julia Ducournau (“Titane”).

Assim como o vencedor de duas Palmas de Ouro, Östlund, a maioria dos membros do júri têm forte histórico em Cannes.

Touzani, que colaborou por muito tempo nos filmes do seu marido Nabil Ayouch, como “Much Loved”, fez a sua estreia em Cannes na direção do longa-metragem “Adam” em 2019, voltando ao cenário em 2022 com “A Túnica Turquesa”, que entrou na lista do Oscar na categoria de “Melhor Filme Internacional”.

Os créditos de Cannes de Ménochet incluem o filme “Bastardos Inglórios”, de Quentin Tarantino, concorrente à Palma de Ouro em 2009, “Grand Central”, de Rebecca Zlotowski, “A Crônica Francesa”, de Wes Anderson e “As Bestas”.

Nyoni ganhou destaque internacional em Cannes em 2017, quando o seu primeiro longa-metragem, “Eu Não Sou Uma Bruxa”, arrasou na seção paralela Quinzena dos Diretores.

Inúmeros projetos liderados por Larson tiveram financiamento em Cannes, mas o convite para integrar o júri marca a primeira viagem oficial ao festival da atriz vencedora do Oscar por “O Quarto de Jack” e estrela de “Capitã Marvel”.

Dano tem muitos créditos, incluindo Pequena “Miss Sunshine”, “Sangue Negro”, “12 Anos de Escravidão”, “Batman” e, mais recentemente, “Os Fabelmans”. Já seus títulos de Cannes incluem “Youth” e “Okja” na competição.

Rahimi, nascido em Cabul e residente na França há muito tempo, estreou em Cannes em 2004 com “Earth And Ashes”, na seção Um Certo Olhar, adaptando seu próprio livro. Os seus filmes subsequentes incluem “A Pedra de Paciência” e “Nossa Senhora do Nilo”.

Szifrón ganhou destaque internacional como diretor em 2014 com “Relatos Selvagens”, um filme produzido por Pedro Almodóvar e que entrou na competição de Cannes, sendo indicado ao Oscar em 2015. Créditos mais recentes incluem o thriller policial “Sede Assassina”, estrelado por Shailene Woodley.

A trajetória profissional de Ducournau, da França, está ligada ao Festival de Cannes. Após se destacar na Semana da Crítica com o seu primeiro longa-metragem, “Raw”, em 2016, ela ganhou a Palma de Ouro de 2021 com “Titane”, sendo a segunda mulher na história do festival a alcançar esse feito, depois de Jane Campion.

O Júri terá a tarefa de conceder a Palma de Ouro a um dos 21 filmes na competição de 2023. A decisão será revelada na cerimônia de premiação em 27 de maio, seguida pela exibição do filme de encerramento – a animação “Elementos”.

Além do juri oficial da competição, a organização de Cannes também anunciou que o ator americano John C. Reilly (“Moonbase 8”) presidirá o júri da mostra Um Certo Olhar. Ele será acompanhado pela diretora e roteirista francesa Alice Winocour (“A Jornada”), pela atriz alemã Paula Beer (“Undine”), pelo diretor e produtor franco-cambojano Davy Chou (“Retorno à Seoul”) e pela atriz belga Émilie Dequenne (“Ano Zero”).

A mostra Um Certo Olhar (Un Certain Regard) é uma das principais seções do Festival de Cannes, que ocorre paralelamente à competição oficial. Essa seção foi criada em 1978 para exibir filmes que tenham uma visão única e original, ou que sejam experimentais em termos de narrativa, estilo ou técnica, com o objetivo de dar destaque a filmes que possam ter sido negligenciados pela mostra competitiva, mas que ainda mereçam ser destacados por seu valor artístico.

“Eu tive tantos momentos que mudaram minha vida no Festival de Cannes, desde a minha primeira viagem milagrosa com Paul Thomas Anderson até comemorar o meu 50º aniversário no palco do Palais! Então, ser escolhido como Presidente do Júri do Um Certo Olhar é realmente uma honra incrível”, disse Reilly.

“Muitos dos filmes em que tive a sorte de participar foram selecionados pelo Festival ao longo desses anos, e nada é tão especial quanto ser convidado para este incrível encontro anual do melhor que o cinema oferece ao mundo. Estou ansioso para ajudar a lançar outra geração de cineastas nesta ocasião especial, como o Festival tem feito desde sua criação. Estou honrado e emocionado. Viva o cinema!”

Reilly fez sua estreia em Cannes nesta mesma mostra em 1995 no drama de rivalidade fraternal “Georgia”, de Ulu Grosbard, e voltou à seção no ano seguinte em “Jogada de Risco”, de Paul Thomas Anderson.

Desde então, ele tem estado no tapete vermelho de Cannes em uma série de filmes, incluindo concorrentes à Palma de Ouro como “Precisamos Falar Sobre o Kevin”, “Contos do Século XX”, “O Lagosta” e “Estrelas ao Meio-dia.”