Atriz de “Game of Thrones” é presa em protesto ambiental na Holanda

A atriz Carice van Houten, conhecida por sua atuação como a sacerdotisa Melisandre na série “Game of Thrones”, foi presa na Holanda no sábado (27/5), junto de outras 1,5 mil pessoas, durante […]

Instagram/Carice van Houten

A atriz Carice van Houten, conhecida por sua atuação como a sacerdotisa Melisandre na série “Game of Thrones”, foi presa na Holanda no sábado (27/5), junto de outras 1,5 mil pessoas, durante uma manifestação do grupo ambientalista Extinction Rebellion (conhecido pela sigla XR), que bloqueou uma estrada em Haia para protestar contra os subsídios do governo à indústria de combustíveis fósseis (petróleo).

Os ativistas bloquearam a autoestrada A12 no centro da cidade durante a tarde, marcando a sétima vez que o grupo organiza um protesto deste tipo no mesmo local. Segundo a polícia, “no total, 1.579 pessoas foram detidas, sendo que 40 enfrentarão processos”.

De acordo com um representante do XR, cerca de 7 mil pessoas participaram da manifestação. As forças de segurança relataram que um dos ativistas mordeu um oficial durante sua prisão.

É comum a presença de personalidades de diversos setores nos protestos do XR na Holanda. Aaron Pereira, porta-voz holandês do XR, explicou que “há um grande apoio público para ação climática real, e as pessoas estão percebendo que o governo está ativamente se opondo a isso ao subsidiar a indústria de combustíveis fósseis”.

A resposta das autoridades aos movimentos ambientalistas tem gerado controvérsias em vários países europeus, incluindo Holanda, Bélgica, França e Alemanha. Recentemente, a polícia de Bruxelas foi condenada por um tribunal belga a indenizar 12 ativistas do XR por terem sido presos, algemados e revistados sem roupas.

A atriz publicou um vídeo do protesto no Instagram antes de ser detida. Na legenda, escreveu que se tratava de um “protesto pacífico e musical”.