“9-1-1” é cancelada e salva por outro canal nos EUA

A rede de TV americana Fox decidiu não renovar sua série de maior audiência, “9-1-1”, produzida pela 20th Television. O último episódio da 6ª temporada, que será lançado no dia 15 de […]

9-1-1 Divulgação/Fox

A rede de TV americana Fox decidiu não renovar sua série de maior audiência, “9-1-1”, produzida pela 20th Television. O último episódio da 6ª temporada, que será lançado no dia 15 de maio, será o último exibido pela Fox. Mas esse não é o fim do drama criado por Ryan Murphy, Brad Falchuk e Tim Minear (todos de “American Horror Story”): a Disney resgatou a produção e exibirá a 7ª temporada do programa em sua rede, a ABC.

Em contrapartida, a série “9-1-1: Lone Star”, estrelada por Rob Lowe (“The Outsiders”), foi oficialmente renovada e terá sua 5ª temporada na Fox.

“Foi uma honra ser a rede fundadora de ‘9-1-1’ e agradecemos a Ryan Murphy, Brad Falchuk e Tim Minear, com Angela Bassett, Peter Krause, Jennifer Love Hewitt, Oliver Stark, Aisha Hinds, Kenneth Choi, Ryan Guzman e o resto do elenco e equipe, e a 20th Television por entregar uma série tão impactante para a Fox”, disse a emissora em um comunicado. “Desejamos a eles boa sorte após o término da temporada final de ‘9-1-1’ na Fox.”

“9-1-1” deve ter uma transição relativamente tranquila para a ABC. O canal já possui um programa de sucesso que anteriormente teve uma longa duração na Fox, antes de ser cancelado por motivos financeiros: o “American Idol”. Além disso, “9-1-1” também obteve êxito no streaming Hulu, controlado pela Disney.

“Graças ao impulso criativo de Ryan Murphy, Brad Falchuk e Tim Minear, bem como ao talentoso elenco, ‘9-1-1’ tem sido um dos dramas mais definidores e originais da televisão aberta nos últimos seis anos e estamos honrados em trazê-lo para o grupo respeitável de séries da ABC”, disse Craig Erwich, presidente do Disney Television Group. “É um privilégio manter ‘9-1-1’ na família, com a produção da 20th Television, e esperamos contar mais histórias emocionantes e inspiradoras sobre esses personagens amados na nossa programação.”

O motivo do cancelamento pela Fox tem caráter financeiro. Embora seja uma das séries de maior sucesso do canal, “9-1-1” é também a mais cara, custando de US$ 9 milhões a US$ 10 milhões por episódio. Além disso, também conta com um elenco de renome, como Angela Basset (“Pantera Negra 1 e 2”), Jennifer Love Hewitt (“Ghost Whisper”) e Peter Krause (“Parenthood”), que não tem salário baixo.

A Fox mantém a parceria com a 20th TV. Além de “Lone Star”, a rede também renovou recentemente por duas temporadas os desenhos animados “The Simpsons”, “Family Guy” e “Bob’s Burger”, além de ter assinado um novo acordo de exibição com o streaming Hulu.

“9-1-1” é líder de audiência, tanto na TV quanto no streaming. No entanto, o fato de o elenco principal ter pelo menos mais um ano nos seus contratos provavelmente ajudou para que o programa fosse resgatado pela ABC.

A 7ª temporada de “9-1-1” ainda não tem previsão de estreia.

As duas séries da franquia “9-1-1” são exibidas no Brasil pela plataforma Star+.