Larissa rebate acusação de Domitila de ser “brifada” por agência no BBB: “Palavras têm peso”

Domitila Barros tentou emplacar nos últimos dias uma ficção de que Larissa Santos foi “brifada” por uma agência para voltar com “instruções” ao “BBB 23”. Em reuniões com integrantes do quarto Fundo […]

Divulgação/Globo

Domitila Barros tentou emplacar nos últimos dias uma ficção de que Larissa Santos foi “brifada” por uma agência para voltar com “instruções” ao “BBB 23”. Em reuniões com integrantes do quarto Fundo do Mar, disse que foi por isso que ela levantou “por três dias essa palhaçada” de que foi vítima de machismo, “porque foi brifada por uma agência para fazer isso”. Repetiu tantas vezes que Sarah Aline usou a mesma expressão, “brifada”, para se referir à Larissa na Discórdia de segunda (10/4). Mas quando Domitila verbalizou no jogo que Larissa veio com instruções de uma assessoria, inclusive de uma pessoa que veio da Itália para ajudá-la, a professora protestou.

“Minha assessoria é minha família”, disse Larissa.

Como a produção não deu direito à réplica, Larissa chamou Domitila para conversar. Enquanto esperava, ela desabafou com as amigas que a “assessoria” dela era a mãe e as irmãs. E a tal assessora que veio da Itália era uma menina da mesma Igreja de sua família, que decidiu ajudá-la de graça, pagando suas despesas por conta própria e morando na casa da sua mãe para administrar suas contas, “porque a minha família não tem dinheiro”. “Acha que eu tenho o quê, uma equipe?”, chateou-se a professora.

A conversa com Domitila foi longa e repetitiva.

“Tudo aqui, todas as palavras tem um peso. Quando você fala ‘a Larissa recebeu instruções’, e depois você fala da assessora que veio da Itália”, começou Larissa, explicando que não guardou nenhuma informação e procurou todo mundo que teve alguma fala polêmica para conversar. Então, contou quem é sua “assessoria”: “A minha mãe e a Bela, que realmente veio da Itália, mas tá trabalhando de graça”.

Larissa continuou: “Ela é crente, minha família é crente, ela disse: ‘Vou de graça com meu dinheiro e, quando a Larissa sair, ela vai me pagar do jeito que ela pode’. E o resto é as minhas irmãs e duas primas minhas. Recebeu instruções? Antes de eu vir pra cá, eu fiquei praticamente três dias na Globo [onde viu coisas] e tive um dia em que viajei [para Belo Horizonte] e voltei. Ela, no avião, me mostrou vídeos sobre coisas que as pessoas tinham feito pra mim. E me falou: ‘Larissa, essa pessoa foi realmente falsa com você, fez isso pra você’. Ela e a minha mãe. Isso, o Fred teve 19 dias pra ver. Mas eu tive apenas um dia. Qualquer pessoa que saísse ia querer saber o mínimo de coisas”.

“Receber instruções é como se eu fosse agir aqui instruída por alguém. Vim aqui ser a Larissa e totalmente aberta pra fazer o que eu sou. Cheguei aqui e falei tudo o que eu sabia. Não truce coisas diferentes para as pessoas que tavam no meu quarto ou que tavam no outro quarto”, seguiu.

“Receber instruções é diferente de eu ver vídeos de coisas que as pessoas fizeram pra mim. Então, você falar ‘Ah, não teve assessora que veio da Itália?’ é como se eu tivesse uma equipe que me instruiu a vir no programa e agir de uma forma que eu não sou. A minha equipe é a minha família, a menina que tá trabalhando de graça pra mim, que realmente é meu maior orgulho. Eu fiquei muito feliz porque senão seria só a minha mãe, que não sabe mexer na internet, e as minhas irmãs. Graças a Deus que ela veio. Instruir… Usar essa palavra, e que alguém veio da Itália, você tá me botando num lugar que não é legal”.

Larissa reforçou que qualquer pessoa que saísse ia querer ver momentos do programa. E Domitila concordou: “Em nenhum momento eu disse que se saísse e tivesse 16 dias não faria a mesma coisa. Eu tenho certeza de que, se eu saísse, a minha melhor amiga, que também tá fazendo as coisas pra mim de graça… daqui pro hotel, ela ia fazer a mesma coisa. Ela falaria: aconteceu isso e isso, fica de olho naquilo, se prepara…”.

A professora reforçou que não foi isso que aconteceu com ela: “Isso é instruir”.

Domitila quis continuar sua tese, falou em Aline, Amanda, entrou em outros assuntos, e então lembrou que, em conversas anteriores com Larissa, a professora disse que “não tive tempo de ficar vendo as coisas. Tudo que eu vi foram as meninas que fazem a retrospectiva e mostram coisas que a gente não quer ver, e depois a minha assessoria é que mostrou as coisas”. Larissa interrompe: “Assessora, não é assessoria. É ela só”.

A Miss Alemanha sugere que as palavras são parecidas e tenta demonstrar que se confundiu por informações passadas pela própria Larissa, que nunca falou em agência ou assessoria. Domitila também omite que acusou Larissa várias vezes de vir brifada por agência para trazer a “palhaçada” da pauta de machismo para o programa.

“O que você falou: ‘Eu tenho uma assessora da Itália e ela me mostrou as coisas'”, Domitila continuou, explicando para Larissa o que Larissa disse, orgulhosa por ter uma assessora pela primeira vez na vida.

“Eu não tive essa oportunidade”, continuou Domitila, referindo-se a receber instruções de fora do jogo. Ao que Larissa retrucou que o maior aliado dela no jogo, Fred Nicácio, teve tempo muito maior para juntar muito mais informações. E voltou a reforçar que contou tudo para todos, sem guardar nenhum segredo, mas a miss continuou se colocando no lugar de que se sentia prejudicada por Larissa ter informações de fora do jogo.

Depois de uma longa volta, a miss retomou o assunto: “Eu nunca soube se era só uma assessora ou uma equipe”. E Larissa rebatou: “Pois é, e falar o que não se sabe não é legal”.

Novamente, Domitila voltou a explicar para Larissa o que Larissa falou, e retomou o assunto de que ela tinha informações privilegiadas. Larissa retrucou, afirmando que saiu e voltou pelo voto do público, e o jogo é daqui pra frente, mencionando que ela também deveria estar torcendo para o público julgar Fred pelo que ele faz agora e não porque ele saiu e voltou do jogo.

Domitila começou a esgotar Larissa ao voltar sempre ao mesmo assunto: “Preste atenção”. E repetir várias vezes as mesmas coisas. Sem pedir desculpas por dizer que Larissa tinha sido instruída por um agência, a miss decidiu explicar porque usou o termo “brifada”. “Não é porque você saiu, assistiu os vídeos e chegou à essa conclusão. É porque você teve a oportunidade de ter em pouco tempo essas informações”.

Ela ainda disse: “Eu poderia usar esse fato, mas não usei contra você no Jogo da Discórdia”. E reforçou para Larissa de que seu comentário não tinha maldade, era apenas a descrição da forma como ela recebeu as informações. “A palavra que eu sempre uso nesse contexto é briefing, mas como briefing é uma palavra em inglês e eu estou fazendo esse programa, então foi traduzir para instruções”.

“É que instruções pegou num lugar que…”, disse Larissa, antes da câmera cortar para outra cena. Ao voltar, ela completou: “Esse briefing que você falou que eu recebi, eu repassei para todo mundo, ali, sentada [no dia em que retornou na repescagem]. Então, se esse briefing a minha assessora me deu, eu dei para todo mundo”.

Domitila insistiu que ela recebeu também briefing de características das pessoas. “Tudo que eu recebi, eu repassei. Pronto, agora todo mundo tá com briefing e é isso. Ponto”, encerrou Larissa, já andando, após tentar encerrar o assunto várias vezes anteriormente.

Depois da conversa, Domitila foi falar com Aline. E sua introdução à conversa foi: “Quando a Larissa chega, no meu ponto de vista, brifada com todas as informações…”

Mas não foi só Domitila que insistiu e insistiu e insistiu. Nas redes sociais, páginas de fofoca agenciadas pela Mynd8 destacaram que Larissa foi brifada e tem assessora da Itália, e colunistas como Chico Barney sugeriram puxar a hashtag “Larissa Brifada” para fortalecer a fake news. Exatamente como políticos fazem em época de eleições. O jogo é esse.

Vejam todos os vídeos da situação abaixo, com Larissa falando de sua assessora, Domitila atacando “palhaçada” do machismo brifado por agência, a cena do Jogo da Discórdia e o demorado diálogo entre as duas.