Nesta terça-feira (11/4), os fãs brasileiros de “Grey’s Anatomy” finalmente poderão assistir ao episódio da despedida da protagonista da série. “I’ll Follow the Sun” já foi exibido nos Estados Unidos e mostra Meredith Grey (Ellen Pompeo) deixando a série depois de 19 temporadas.
No episódio, Meredith chega ao Grey Sloan Memorial com os filhos para se despedir dos colegas de hospital antes de se mudar para Boston, depois de 18 anos frequentando aquele ambiente. A exibição acontece às 21h no canal pago Sony.
Não tem medo de spoiler e quer saber o que acontece?
A trama mostrou Meredith realizando uma última cirurgia numa escritora famosa de livros infantis (Patricia Richardson), que precisou ser levada às pressas para a sala de cirurgia com uma hemorragia interna. Entretanto, a médica não conseguiu impedir que ela morresse na mesa de operações.
Ela também não conseguiu salvar o seu relacionamento com Nick (Scott Speedman). Ele revelou estar com raiva de Meredith, já que se mudou de Minnesota por causa dela, e agora ela estava fazendo uma mudança para outro estado sem ter conversado com ele. Mas Meredith rebateu, dizendo que, em outra ocasião, ela disse que amava Nick e ele não disse nada de volta.
Mais tarde, a protagonista é surpreendida por uma reunião de colegas no saguão do hospital, para se despedir e para brindá-la com champanhe. “No passado, você foi a ruína da minha existência. Você cresceu e se tornou um dos meus maiores motivos de orgulho”, discursou Bailey (Chandra Wilson). “Este lugar não será o mesmo sem você”, acrescentou Richard (James Pickens Jr.).
Durante a festa de despedida, ela disse aos colegas de trabalho que voltaria para visitas. “Vou apenas para Boston e vocês sabem que provavelmente estarei aqui na próxima semana”, afirmou a protagonista, deixando o gancho para um retorno à série.
Já Nick, que estava num bar, correu para o hospital atrás de Meredith, apenas para ser informado de que ela já havia partido para o aeroporto. Ele tentou ir até o aeroporto, mas ficou preso no trânsito. Então, ele telefonou pra Meredith, quando ela e seus filhos já tinham embarcado no avião.
“Eu te amo. Eu me apaixonei por você no primeiro dia em que te conheci, eu me apaixonei por você no segundo dia em que te conheci, e eu te amei cada minuto de cada dia que te conheci”, disse ele. Mas Meredith, que escutou cada palavra, respondeu: “Não consigo ouvir você. Estamos prestes a decolar. Eu te ligo quando estivermos acomodados”.
Ao final, ela é vista lendo o último livro da escritora recém-falecida para seus filhos no avião. A leitura substituiu a narração tradicional do final do episódio de “Grey’s Anatomy”.
“Eu voei em foguetes e matei dragões, salvei vidas e tive minha vida salva”, leu a protagonista. “Passei por ossos quebrados, um lar desfeito e a morte de pessoas que amo, mas ainda estou aqui. Tive aventuras com as quais a maioria das pessoas apenas sonha e tive perdas com as quais ainda sonho, e se há uma coisa que aprendi em todas as minhas aventuras é que não existe uma vida feliz para sempre, a menos que feliz signifique simplesmente que ainda estamos vivos, que o sol está nascendo em outro dia porque a cada nascer do sol vem a possibilidade de felicidade e também a possibilidade de sofrimento. E, às vezes, está tudo enrolado”.
“Enquanto o sol nascer em sua vida, haverá novos dragões para matar. Portanto, o final da minha história não é para sempre, porque ainda estou viva, ainda estou aqui e o sol ainda nasce na minha vida”, completou ela.
Paralelamente, mais uma geração de estagiários do Grey Sloan é vista se mudando para a casa de infância de Meredith, depois que ela, Maggie (Kelly McCreary) e Amelia (Caterina Scorsone) entregaram as chaves para Griffith (Alexis Floyd), Yasuda (Midori Francis) e Adams (Niko Terho), respectivamente.
Apesar de o episódio marcar a despedida de Ellen Pompeo, a atriz ainda será vista e ouvida na série. Ela continuará fazendo a narração dos episódios e sua personagem deve voltar no final da temporada, previsto para maio nos EUA, talvez para uma despedida definitiva.
A saída de Pompeo foi anunciada originalmente como provisória, para encaixar outro projeto na agenda da atriz. Em agosto, ela revelou que iria diminuir a sua participação e se afastar aos poucos do dia-a-dia da produção.
Quanto ao futuro de “Grey’s Anatomy”, a criadora e produtora executiva Shonda Rhimes disse há anos atrás que a série acabaria quando Pompeo saísse, porque não haveria “Grey’s Anatomy” sem Meredith Grey. Porém, essa afirmação está sendo colocada à prova, já que a série foi renovada para sua 20ª temporada.
Detalhe: o final da temporada também será a despedida da showrunner Krista Vernoff, que por anos comandou o sucesso da produção, mantendo o interesse do público com diversas reviravoltas, após Shonda Rhimes fechar um contrato milionário para lançar séries novas na Netflix.
“Grey’s Anatomy” é exibida no Brasil pelo canal pago Sony e também disponibilizada em streaming pela plataforma Star+.