Filme de Johnny Depp vai abrir Festival de Cannes

O novo filme estrelado por Johnny Depp foi escolhido para abrir o Festival de Cannes. O ator faz seu retorno ao cinema após vencer uma batalha judicial contra sua ex-mulher Amber Heard […]

Divulgação/Cannes

O novo filme estrelado por Johnny Depp foi escolhido para abrir o Festival de Cannes. O ator faz seu retorno ao cinema após vencer uma batalha judicial contra sua ex-mulher Amber Heard (“Aquaman”) no drama histórico “Jeanne du Barry”, dirigido pela francesa Maïwenn (“DNA”).

A produção conta a história do rei Luís XV, interpretado por Depp, e seu relacionamento tumultuado com sua amante, Madame du Barry, vivida pela própria diretora.

O rei Luís XV, apelidado de “o amado”, reinou na França por 59 anos, um dos reinados mais longos da história do país. Na trama de “Jeanne du Barry”, o monarca francês é retratado como um homem que se apaixona perdidamente por sua amante, mesmo sabendo que ela não pertence à nobreza, e que acabou sendo acusado de corrupção e impopularidade.

O filme terá sua estreia mundial na noite de abertura do 76º Festival de Cannes. O retorno de Depp aos filmes acontece após um hiato de três anos, decorrente de sua batalha com Amber Heard. O festival francês, que não costuma dar muito espaço para cineastas femininas, escolheu o filme de Maïwenn para abrir o evento após um acordo entre Depp e Heard para encerrarem seus processos um contra o outro. A atriz publicou um comunicado em seu perfil no Instagram, onde afirmou que não daria continuidade à disputa judicial contra o ator.

Entretanto, é impossível apagar tudo que foi revelado no julgamento americano, como as mensagens de teor psicopata contra a esposa, as imagens de destruição de casas em surtos de fúria, os testemunhos e registros de agressões físicas contra Heard. Apesar disso, o mesmo mercado cinematográfico que crucifica Woody Allen, investigado e inocentado duas vezes, rapidamente se dispôs a perdoar Depp por tudo, esquecendo que ele foi condenado no Reino Unido por ser um “espancador de esposa”.

“Jeanne du Barry” irá estrear nos cinemas da França no mesmo dia de sua exibição no Festival de Cannes.

A diretora Maïwenn tem uma história de sucesso no festival, com seu filme “Polisse” vencendo o Prêmio do Júri em 2011, e “Meu Rei”, em 2015, rendendo o prêmio de Melhor Atriz para Emmanuelle Bercot (“Enquanto Vivo”).

Além de abrir o festival, “Jeanne du Barry” deve entrar na competição pela Palma de Ouro.

O 76º Festival de Cannes irá divulgar sua lista oficial dos filmes selecionados no dia 13 de abril, mas vem antecipando algumas grandes produções em sua programação, como “Killers of the Flower Moon”, de Martin Scorsese, na disputa da Palma de Ouro, e “Indiana Jones e a Relíquia do Destino”, fora de competição.

O cineasta Ruben Östlund, vencedor de duas Palmas de Ouro por “The Square: A Arte da Discórdia” e “Triângulo da Tristeza” será o presidente do júri da mostra competitiva de 2023.