Fake news, famosos e edição tendenciosa: Vale tudo pra manter Domitila no BBB 23

O poder econômico por trás da participação de Domitila Barros no “BBB 23” se fez sentir com muita força durante a segunda-feira (17/8), num vale-tudo para evitar a eliminação da Miss Alemanha, […]

Divulgação/Globo

O poder econômico por trás da participação de Domitila Barros no “BBB 23” se fez sentir com muita força durante a segunda-feira (17/8), num vale-tudo para evitar a eliminação da Miss Alemanha, que envolveu a própria Globo.

Nas últimas horas, diversas celebridades foram convocadas para declarar apoio à Domitila, que pode sair do programa nesta terça (18/4) num paredão com Amanda Meirelles e Larissa Santos, duas representantes do quarto Deserto que eliminou cinco concorrentes seguidos no programa. Além dos contratados da agência Mynd8, uma participação chave da campanha foi a declaração de apoio de Juliette Freire, vencedora do BBB 21.

Páginas de fofoca como Choquei, Central Reality e Dantas (colaborador frequente do Splash/UOL) reforçaram esse apoio com trabalho digno do gabinete do ódio. Publicaram postagens criminosas, com falsificações de perfis da torcida docshoes, de Amanda, xingando os cactos de Juliette.

Os proprietários das contas reais usadas nas fake news vieram à público negar a autenticidade dos textos e pedir retratação. Entretanto, Choquei e Central não só ignoraram as reclamações e mantiveram as fake news no ar, como reforçaram a mentira, dizendo que tinha sido um erro zombarem dos cactos que fizeram Juliette vencer o BBB. Além disso, começaram a divulgar supostos números volumosos de votos de mutirões de cactos a favor de Domitila – e contra Larissa, que seria, ela própria, uma dos cactos.

Um dos perfis que sofreu manipulação pertence a um menor. Já a dona de outro perfil falsificado anunciou que estava entrando com uma ação contra a Choquei.

Tanto a Choquei quando Dantas e Central Reality fazem parte de um grupo de páginas agenciadas pela Mynd8. Em janeiro, a Choquei chegou a dizer que tinha saído do grupo, conhecido oficialmente como Banca Digital e informalmente como “máfia digital”. Entretanto, na reta final do BBB a página passou a publicar os mesmos textos que os integrantes conhecidos dessa banca.

Vários contratados famosos da Mynd8 também se juntaram a mutirões em favor de Domitila. E trouxeram junto um exército de influencers.

Como se não fosse suficiente, a Globo completou o dia com a exibição do episódio mais tendencioso dos 23 anos do “BBB”, que tratou de retratar as integrantes do quarto Deserto como meninas malvadas, e culminou com a troca do anunciado Jogo da Discórdia por um VT, apenas de Ricardo Alface elogiando bastante Domitila.

É tudo isso que a torcida do Deserto está enfrentando nesta terça. Eles chegaram a levantar 1,5 milhão de votos durante um mutirão da tarde segunda, e estão esgotados de tanto votar. Mas seu esforço é representativo do espectador comum, que não tem agência ou recebe pix para mobilizar mutirões. É uma batalha épica de Davi e Golias, travada em condições desiguais. Será que a pedrinha vai derrubar o inimigo gigante mais uma vez?