Ex-diretor da Globo acusa Marcius Melhem de abuso moral

O cineasta Maurício Farias (“Hebe: A Estrela do Brasil”), que também é ex-diretor de programas de humor da TV Globo, como “Zorra” e “Tá no ar”, falou pela primeira vez sobre os […]

Divulgação/Globo

O cineasta Maurício Farias (“Hebe: A Estrela do Brasil”), que também é ex-diretor de programas de humor da TV Globo, como “Zorra” e “Tá no ar”, falou pela primeira vez sobre os episódios de abuso moral que presenciou de Marcius Melhem, ex-diretor do núcleo de humor da emissora, acusado de assédio sexual. Em entrevista ao Metropolis, Farias afirmou que Melhem tinha um comportamento agressivo e constrangia muito os profissionais da emissora.

Para começar, Farias discordou das afirmações de Melhem, que afirmou ser natural em um ambiente de trabalho de humoristas a existência de práticas que ele mesmo admitiu ter, como sarrar o pênis em colegas. Para Farias, “porque você faz humor, não significa que você pode passar a mão em ninguém”.

Sobre o hábito de Melhem sarrar colegas, Farias revelou ter tomado conhecimento de um relato sobre esse tipo de conduta de Melhem e afirmou que a colega ficou constrangida e com nojo.

“O comportamento de uma cena de proximidade é todo combinado: ‘Posso colocar a mão aqui? Pode aparecer isso? Podemos colocar a câmara aqui?’. É uma coisa técnica, não estamos fazendo pornô. Precisa de consentimento. As pessoas precisam ter liberdade para dizer ‘sim’ e ‘não’. Usar esse argumento de que o ambiente do humor é permissivo ajuda a confundir muito. Nós estávamos em um ambiente de trabalho”, defendeu.

Em seu relato, Faria disse só ter testemunhado abusos morais e chegou a ver pessoas com vontade de chorar, tamanho era a agressividade e a força que Melhem usava como chefe. “No trabalho, o Marcius tinha um comportamento que se aproximava de um abuso moral. Isso aconteceu com pessoas próximas a mim e eu tive que intervir algumas vezes”, afirmou.

Ele contou que freava Melhem quando ele tinha desentendimentos com diretores e editores, e disse que quando um colega fazia uma queixa, conversava com Melhem, mas eles tinham vários atritos.

Mas disse que só soube das histórias de assédio sexual quando já não era mais diretor do “Zorra”. “Quando as atrizes vieram falar comigo, foi um choque. Eu percebi que não era só a Dani Calabresa, entendi que era algo sistemático”, disse, lamentando o fato de Melhem ter se colocado como um intermediário entre o elenco e a direção.

O cineasta afirmou que acredita que Melhem escondia dele esse lado e que o humorista era muito inteligente e capaz de simular muito bem.

O caso de Marcius Melhem ganhou repercussão em dezembro de 2019, quando a humorista Dani Calabresa o acusou de assédio moral e sexual em uma entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. Desde então, outras mulheres vieram a público com relatos semelhantes, e Melhem deixou a TV Globo em agosto de 2020.

Desde que as acusações de assédio sexual vieram à tona, a TV Globo abriu uma investigação interna sobre o caso e afastou o humorista de suas atividades na emissora. Em agosto de 2020, Melhem e Globo encerraram a parceria, após 17 anos de trabalho, e logo em seguida vieram à tona as denúncias das atrizes, que agora processam Melhem na Justiça.