O filme russo “The Challenge”, o primeiro longa a ser filmado no espaço, estreou na quinta-feira (20/4) nos cinemas da Rússia. O filme conta a história de uma cirurgiã, interpretada por Yulia Peresild (“O Guardião dos Mundos”), que precisa ir à ISS (Estação Espacial Internacional) para salvar um cosmonauta que foi ferido durante uma caminhada espacial.
Peresild e o diretor Klim Shipenko (“Salyut-7”) passaram 12 dias na ISS para gravar as cenas do longa. A atriz e o diretor voltaram com 30 horas de gravação, das quais 50 minutos foram usadas no filme, segundo o jornal britânico The Guardian.
Com isso, a Rússia sai campeã em mais uma corrida espacial. Hollywood tinha o seu próprio projeto de gravar um filme no espaço, estrelado por Tom Cruise (“Top Gun: Maverick”), em parceria com a NASA e a SpaceX, empresa de Elon Musk.
Após o lançamento de “The Challenge”, o presidente russo Vladmir Putin exaltou a produção: “Nós somos os primeiros a ter filmado um longa em órbita, dentro de uma espaçonave. Mais uma vez, os primeiros”.
Ainda não há previsão de estreia nos cinemas brasileiros.