Tina, do “BBB 23”, quase fica cega ao usar produto de beleza: “Córneas queimadas”

A ex-BBB Tina Calamba revelou que quase perdeu a visão após fazer uso de uma pomada modeladora para cabelos. Em vídeo postado no Instagram, a participante do “BBB 23” revelou que teve […]

Divulgação/Globo

A ex-BBB Tina Calamba revelou que quase perdeu a visão após fazer uso de uma pomada modeladora para cabelos. Em vídeo postado no Instagram, a participante do “BBB 23” revelou que teve as córneas dos dois olhos queimadas e confirmou que vem fazendo tratamento para se recuperar.

“Preciso compartilhar uma situação que é de utilidade pública. É um alerta para a sociedade, para as mulheres que me seguem, principalmente as mulheres pretas, que trocam de cabelo o tempo inteiro”, iniciou.

“Eu passei por uma experiência bem terrível há três dias. Ainda estou de repouso, eu tive um incidente com uma pomada modeladora. Eu usei esse produto e me trouxe alguns danos colaterais. Tive que ir para o hospital, tive as córneas queimadas. É uma situação que eu já vi outras mulheres relatando danos após o uso”.

Segundo Tina, ela utilizou o produto para fazer um penteado rápido, pois precisava se deslocar a um evento. Durante todo o tempo que permaneceu no local, não teve problemas, mas ao chegar em sua casa notou que havia algo de errado.

No primeiro momento, sentiu uma tontura, mas acreditou que seria ocasionada pelo cansaço da nova rotina. “Eu usei esse produto em algumas situações, eu tinha eventos, agenda para cumprir. Eu não percebi, eu pensei que podia ser cansaço. A minha rotina não é mais a mesma. Desde o dia que eu gravei o “Altas Horas”, eu já estava me sentindo muito cansada”.

Ao notar que estava tendo uma piora, como se tivesse uma poeira na vista, decidiu ir ao médico: “Foi uma noite muito terrível, acordei de madrugada e graças a Deus não estava sozinha. Decidi chamar um Uber para ir ao hospital, mas 5 minutos depois eu já não estava enxergando mais nada. Foi bem complicado. Como era de madrugada, não tinha muita gente e eu tive um rápido atendimento”, conta.

Tina conta que os médicos identificaram o problema com muita eficiência, já que diversos outros casos semelhantes foram diagnosticados recentemente, principalmente nas últimas semanas de Carnaval.

Depois de ser medicada, a modelo precisou se manter em repouso.

Atualmente, ela segue realizando cuidados com colírio e tendo que usar olhos escuros dentro de casa. Além disso, tem se mantido longe de aparelhos que emitem luz como celular e televisão.

Na próxima semana, Tina voltará ao oftalmologista para verificar os próximos passos do tratamento.

“Eu queria alertar de uma forma direta. Ainda que eu tenha tido uma queimadura leve, fico muito preocupada com mulheres que usam esses produtos. Por isso, prestem atenção nos produtos e fiquem longe dessas pomadas modeladoras, pois os casos já têm sido recorrentes”, aconselhou.

É importante ressaltar que, devido ao aumento do número de casos graves associados ao uso desse tipo de produto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de todas as pomadas para modelar e trançar cabelos no país. Sendo assim, nenhum lote pode mais ser comercializado e não deve ser utilizado por profissionais de beleza.