Saiba qual é o futuro de John Wick após final chocante do último filme

O lançamento de “John Wick 4: Baba Yaga”, atualmente em exibição nos cinemas, parece encerrar a franquia. Quem assistiu à obra nas suas primeiras exibições deixou o cinema se questionando o que […]

Divulgação/Lionsgate

O lançamento de “John Wick 4: Baba Yaga”, atualmente em exibição nos cinemas, parece encerrar a franquia. Quem assistiu à obra nas suas primeiras exibições deixou o cinema se questionando o que pode acontecer daqui em diante na franquia.

Cuidado com spoilers. Não leia este post se não quer saber o que acontece no filme.

John Wick (Keanu Reeves) termina o filme aparentemente morto e enterrado, após levar três tiros de Caine (Donnie Yen). Não falta sequer uma cena em que Winston (Ian McShane) e Bowery King (Laurence Fishburne) visitaram seu túmulo, que fica ao lado do túmulo da sua esposa.

Mas seria este mesmo o fim de John Wick?

Talvez não. Afinal, antes de morrer, o personagem conseguiu se libertar das garras da High Table. E durante o seu confronto com Caine, Wick usou a sua última bala não para matar o seu oponente, mas para atirar no Marquês Vincent de Gramont (Bill Skarsgard).

Uma vez que Gramont está morto, o personagem-título ganhou sua liberdade, mas mal teve tempo de desfrutá-la antes de, supostamente, morrer.

Porém, a morte do personagem é sugerida e não mostrada. Ou seja, o túmulo que Winston e King visitam poderia estar vazio.

Afinal, John Wick já sobreviveu a diversas facadas, tiros, queimaduras, quedas e outros ferimentos graves. E ele também já fingiu sua própria morte. Portanto, nada impede que ele tenha feito isso de novo.

O próprio diretor Chad Stahelski disse ao The Hollywood Reporter nesta sexta (24/3) que, “em nossas mentes, Keanu e eu terminamos por enquanto. Vamos dar um descanso a ‘John Wick’. Tenho certeza de que o estúdio tem um plano. Se todos amarem e for muito doido, então vamos dar um minuto de silêncio”.

O detalhe é que, em agosto de 2020, o CEO da Lionsgate, Jon Feltheimer, revelou que “John Wick 5” já estaria em produção, antes mesmo do início das filmagens de “John Wick 4”. O plano original era os dois filmes fossem feitos consecutivamente, o que não aconteceu.

Desde então, até Keanu Reeves defendeu que o quarto filme terminasse dessa forma. “Quando Chad e eu estávamos conversando sobre isso, o ‘porquê’ [a motivação] é a morte, e John Wick está morto. Para ele conseguir sua paz ou sua liberdade de certa forma, essa foi a razão para fazer o filme. Você tem que ter o ‘porquê'”, disse o ator após a exibição do filme no Festival de Cinema SXSW.

Entretanto, mesmo que John Wick esteja mesmo morto, esse não será o fim da franquia. O próprio Reeves vai reprisar o personagem no spin-off “Ballerina”, estrelado por Ana de Armas (“Blonde”).

O derivado vai se passar entre o terceiro e o quarto filmes e mostrar Ana de Armas como uma personagem chamada Rooney que caça os assassinos de sua família. A personagem foi apresentada em “John Wick 3″, em que foi interpretada pela bailarina Unity Phelan. “Ballerina” ainda não tem data de lançamento

Além disso, a franquia também vai ganhar um prólogo que vai mostrar a origem do hotel Continental. Desenvolvida para a plataforma de streaming Peacock, a série “The Continental” vai se passar nos anos 1970 e mostrar como um jovem Winston assumiu o controle do hotel.

Por fim, a cena pós-créditos de “John Wick 4: Baba Yaga” também sugere uma história que pode ser explorada no futuro. Durante o filme, Caine mata o pai de Akira (Rina Sawayama), Koji (Hiroyuki Sanada), que era amigo de Wick e o gerente do Hotel Continental de Osaka. Akira, que era a concierge do hotel, aborda Caine na cena pós-créditos para se vingar pela morte de seu pai, talvez sugerindo um confronto ainda por vir.

Veja abaixo o trailer do longa.