Michelle Yeoh comete infração que pode custar indicação ao Oscar

A atriz Michelle Yeoh, favorita ao Oscar de Melhor Atriz por “Tudo Em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, cometeu uma infração contra as regras da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ao […]

Divulgação/A24

A atriz Michelle Yeoh, favorita ao Oscar de Melhor Atriz por “Tudo Em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, cometeu uma infração contra as regras da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ao compartilhar um artigo contra sua colega Cate Blanchett, indicada ao mesmo prêmio por sua atuação em “Tár”. Yeoh publicou nas suas redes sociais um texto da Vogue que questionava se Blanchett precisava de outro Oscar, sendo que ela já tem dois. A publicação também defendia que, caso Yeoh vença o Oscar, isso seria uma “mudança de vida” para a atriz.

“Detratores diriam que o desempenho de Blanchett é mais forte – a veterana atriz é, indiscutivelmente, incrível como a prolífica regente Lydia Tár -, mas deve-se notar que ela já tem dois Oscars”, diz o artigo da Vogue compartilhado por Yeoh. “Um terceiro confirmaria talvez seu status como um titã da indústria, mas, considerando seu corpo de trabalho expansivo e incomparável, ainda precisamos de mais confirmação?”

A matéria em questão tem o título de “Já se passaram mais de duas décadas desde que tivemos uma vencedora não branca de melhor atriz. Isso mudará em 2023?”. O texto ainda afirma que se Yeoh vencesse o Oscar, “seu nome seria para sempre precedido pela frase ‘vencedora do Oscar’, e isso deveria resultar em papéis mais substanciais, depois de uma década de uso criminosamente inadequado em Hollywood”.

Yeoh acabou deletando a sua publicação, feita horas antes do fechamento das votações da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Porém, ao ter compartilhado a publicação da Vogue, a atriz corre o risco de ter violado a regra “Referências a Outros Indicados”. De acordo com as regras da academia, publicações em redes sociais de pessoas associadas a um filme elegível que joguem uma “luz negativa ou depreciativa em um filme ou candidato concorrente não serão toleradas”.

“Qualquer tática que singularize ‘a competição’ pelo nome ou título é expressamente proibida”, afirma outra norma da votação. Em casos como este, a penalidade pode incluir a exclusão do(a) candidato(a) da categoria em que foi indicado(a). Porém, não está claro se o ato de compartilhar uma notícia feita por um veículo jornalístico constitui uma violação.

O ato de Yeoh está sendo comparado à polêmica envolvendo Andrea Riseborough, indicada ao mesmo prêmio por “To Leslie”, cuja indicação precisou passar por uma investigação da Academia com intuito de determinar se não houve nenhuma violação das regras. Uma das táticas usadas pela equipe de marketing foi fazer postagens na conta oficial do filme no Instagram que também faziam referência a Blanchett.

A Academia determinou que a atividade não atingiu o nível de rescisão da indicação da atriz. Ainda assim, o CEO da Academia, Bill Kramer, compartilhou em um comunicado afirmando que as táticas de mídia social “causaram preocupação”.

Portanto, se a indicação de Riseborough foi mantida mesmo após as polêmicas, é provável que Yeoh também mantenha a sua.

A 95ª cerimônia do Oscar acontece já no domingo, dia 12 de março, em Los Angeles, com apresentação do humorista Jimmy Kimmel. A transmissão no Brasil vai acontecer pelo canal pago TNT e pela plataforma HBO Max.